Ministério da Saúde elabora guia de estímulo à prática de atividade física
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    19/07/2021

Crédito Imagem: Agência Brasil

Com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida, o Ministério da Saúde elaborou o “Guia de Atividade Física para a População Brasileira” (clique aqui para fazer o download). Um dos objetivos do documento é orientar como reduzir o sedentarismo não apenas por meio de práticas esportivas, mas também ao executar tarefas domésticas e durante o deslocamento.

O documento oferece recomendações sobre quantidade, intensidade e exemplos de atividades de acordo com cada faixa etária, trazendo informações que podem ser utilizadas desde o primeiro ano de vida da criança até a adolescência, fase adulta e para idosos.  Além disso, conta com instruções de atividades físicas para gestantes e deficientes físicos.

“Os profissionais da atenção primária de diferentes formações poderão utilizar as recomendações para aconselhar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na prática de atividades físicas, reforçando os benefícios”, afirmou Raphael Parente, secretário nacional da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, durante o lançamento do guia no final de junho.

O guia foi elaborado por cerca de 70 pesquisadores da área de educação física e saúde, além de técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Guia alimentar

Além do guia de atividade física, o Ministério da Saúde disponibilizou, no ano passado, o “Manual instrutivo: implementando o Guia Alimentar para a população brasileira em equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde” (clique aqui e acesse), elaborado conjuntamente pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (CGAN/Saps) e pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição da Universidade de São Paulo (Nupens/USP).

O objetivo do manual é servir de apoio aos trabalhadores e às trabalhadoras da saúde para promover uma alimentação adequada e saudável dos usuários das unidades e, assim, combater a desnutrição, a obesidade e evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Imagem: Agência Brasil