Vacinação reduz mortes de profissionais de enfermagem no Brasil
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    19/07/2021

Crédito Imagem: Governo do Estado de São Paulo

Na linha de frente da Covid-19 há quase um ano e meio, os profissionais de saúde, expostos diariamente à doença, estiveram entre as principais vítimas da pandemia. Porém, em janeiro deste ano, quando começou a vacinação no país, eles foram os primeiros a serem imunizados e, graças a isso, o número de óbitos entre eles vem caindo mês a mês.

Na área de enfermagem, por exemplo, dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) mostram que 79,38% dos casos confirmados de Covid-19 ocorreram entre março e dezembro de 2020. Dos 57.615 infectados no Brasil, 45.737 tiveram diagnóstico confirmado entre 20 de março e 31 de dezembro.

Isso significa que, entre 1º de janeiro e 14 de julho de 2021, foram confirmados 11.878 casos da doença entre esses profissionais. O número de mortes chegou a 838.

Começo do ano

Para se ter uma ideia, em 8 de janeiro de 2021 o Cofen contabilizava, por meio de seu “Observatório da Enfermagem”, a perda de 500 profissionais, além de obstetrizes. Trinta deles haviam morrido em janeiro, portanto, antes do início da vacinação.

Um dado muito triste é que o Brasil responde por um terço do total de mortes por Covid-19 entre esses profissionais, o que demonstra total descaso das autoridades com esses(as) trabalhadores(as), que pagaram com a própria vida ao estarem na linha de frente da doença.

Com informações do Cofen.