Notícia
Embora o número de casos e óbitos de Covid-19 estejam diminuindo no Brasil, em consequência do avanço da vacinação da população, o aumento de casos da variante delta do coronavírus, a mais transmissível de todas, tem preocupado as autoridades sanitárias. Somente a cidade de São Paulo anunciou o aparecimento de oito casos da cepa surgida na Índia.
O médico infectologista Gonzalo Vecina Neto, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), disse que a disseminação da variante delta pode piorar a pandemia no Brasil, pois, segundo ele, não estão sendo tomadas as medidas necessárias para contê-la e há subnotificação de casos.
Vecina falou especialmente do afrouxamento de medidas sanitárias por municípios, o que facilitaria a circulação da nova variante.
“O que podemos dizer hoje, para fazer uma comparação inteligível, é que estamos em um dia claro de sol, mas no horizonte tem nuvens negras bem carregadas. E dá para vê-las à distância”, disse, em entrevista ao “Jornal Brasil Atual”, ontem (21).
Casos e vacinas
No país todo, foram contabilizados 100 casos da variante delta, sendo que alguns municípios registraram sua transmissão comunitária (entre moradores da localidade). O estado líder em transmissão é o Rio de Janeiro, com 26 casos.
A boa notícia é que um estudo científico publicado no “New England Journal of Medicine” indicou que as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca se mostraram eficazes contra essa cepa.
Com informações do Brasil de Fato, G1 e Exame.