SindSaúde-SP participa de reunião com a superintendência da Sucen e CCD
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    26/07/2021

Dirigentes do SindSaúde-SP participaram, na tarde de quarta-feira (21), de reunião on-line com representantes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) para tratar de assuntos diversos a respeito da transição da autarquia, que foi extinta pela Lei 17.293, de 16 de outubro de 2020.

No encontro virtual, os representantes do Sindicato questionaram o superintendente da Sucen, Dr. Marcos Boulos, sobre o futuro das trabalhadoras e trabalhadores da antiga autarquia, que temem perder seus empregos principalmente neste momento de pandemia, com crise econômica grave e alto desemprego.

Abaixo, você pode conferir a pauta tratada na reunião e as respostas do superintendente aos questionamentos dos dirigentes do SindSaúde-SP:

1) Trabalhador saiu de Limeira para Piracicaba:

Resposta: O trabalhador pode ficar em seu município de origem ou ir para Piracicaba para trabalhar no setor da Sucen. A mudança fica a critério dele.

2) DPE – Setor sem fornecimento de água:

Resposta: A interrupção do fornecimento de água é feita pela Sabesp no período da manhã. Foi comprada uma bomba d’água.

3) Saída da viatura lotada de trabalhadores:

Resposta: Em resposta a esse tema, foi colocado que as viaturas (vans) são ocupadas só com 50% de sua capacidade de lotação.

4) Sobre permanência ou não de trabalhadores na Sucen:

Resposta: O superintendente apontou que, sem o parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), não consegue dizer quem poderá ficar ou quem deverá sair. No entanto, Dr. Boulos disse que, quem ingressou no serviço público (celetista) até 1995, é estável.

Em relação aos trabalhadores da PPI (Programação Pactuada e Integrada), Dr. Boulos disse que o convênio firmado pelo governo federal já havia encerrado. Mas, como já pontuado, somente com o parecer da PGE é possível dizer quem sai e quem fica.

O SindSaúde-SP antecipa que, se houver demissões dos(as) trabalhadores(as) da PPI, eles(as) recorrerão à Justiça.

O superintendente salientou que a Sucen vem mudando sua característica de trabalho e está pactuando com os municípios a prestação de serviços, cuja metodologia já vem sendo praticada há anos.

Dr. Boulos também se comprometeu com o Sindicato que, quando sair o parecer da PGE, informará a entidade e fará todo o possível para minimizar o impacto da transição.

SindSaúde-SP

A direção do Sindicato reafirma o seu compromisso de continuar lutando pelas trabalhadoras e trabalhadores da Sucen e, também, pela manutenção da estrutura da extinta autarquia, que sempre fez um trabalho superimportante de pesquisa, educação e controle de endemias.

O trabalho desenvolvido pela Sucen é muito importante e essencial, especialmente para os municípios menores, que não terão estrutura nem orçamento para manter o controle de vetores de doenças com a mesma excelência da extinta autarquia.

O Sindicato se manterá mobilizado para evitar o desmonte da Sucen e a perda de empregos de seus trabalhadores e trabalhadoras.