SP começa a flexibilizar regras de controle da Covid-19 a partir de domingo
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    30/07/2021

O governo estadual adotará novas regras de flexibilização do Plano São para contenção da Covid-19 a partir de domingo (1º). Entre as principais mudanças anunciadas está a de que não haverá mais toque de recolher nas madrugadas. A nova fase dura até 16 de agosto, quando nova reavaliação deve ser feita.

Na nova etapa do plano, o governo de São Paulo permite que as atividades econômicas atualmente liberadas poderão receber 80% de ocupação, em vez dos atuais 60%, e o funcionamento poderá ser até a meia-noite, em vez de 23h (confira no quadro).

A partir de domingo, os parques estaduais também voltam a funcionar com horário normal.

Vacinação

As mudanças foram anunciadas devido à queda no número de ocupação de leitos e o avanço da vacinação contra a Covid, embora a situação da doença no Brasil esteja longe de estar confortável, uma vez que a média móvel diária de mortes pela doença continue acima de mil.

O governo estadual pretende vacinar todas as pessoas com 18 anos ou mais até 16 de agosto, com ao menos a primeira dose. Mas tudo dependerá da disponibilização de vacinas por parte do Ministério da Saúde.

Se o planejamento do governo der certo, a partir de 17 de agosto não haverá mais restrições de horários e capacidade de ocupação das atividades de comércio e prestação de serviços, o que não tem sido recomendado por autoridades sanitárias, que defendem vacinação mais avançada no país, de ao menos 70% da população, para maior abertura das atividades econômicas.

No dia 18, São Paulo pretende dar início a imunização de jovens entre 12 e 17 anos, começando pelos portadores de comorbidades.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que cerca de 75% da população adulta foi imunizada com ao menos uma dose de uma das vacinas e 27,2% estão com o esquema vacinal completo (duas doses de imunizantes ou uma dose da Janssen), o que ainda é insuficiente.

Situação ainda preocupa

A flexibilização no Plano SP, conforme informações do governo do estado, foi possível porque houve queda na média diária de novos casos (-20,6%), internações (-18,3%) e mortes (-9,6%) pela Covid-19.

Além disso, a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) está em 54% no estado e 49,64% na Grande São Paulo.

Mas o número de casos e mortes ainda continua alto. Conforme informação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), São Paulo tem, até esta tarde, 138.436 mortes registradas, sendo 335 nas últimas 24 horas, e 4.038.375 casos, com 11.313 novos infectados no mesmo período. O índice de letalidade no estado é de 3,4%, ou seja, há 301,5 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes.

O Brasil tem apontados, até hoje, 19.839.369 casos, sendo 42.283 registrados nas últimas 24 horas, e 554.497 mortes, 1.318 ocorridas no mesmo período.

Com informações do governo do estado de São Paulo.