Formação: juventude e os desafios da formação sindical
    Autor: Antonio José Dechechi (Toninho)*
    11/08/2021

Crédito Imagem: CUT

Nesta quinta-feira, 12 de agosto, é o Dia Internacional da Juventude. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), por meio da Secretaria Nacional de Juventude, realizará uma live de celebração de importante data. Tal importância se expande para diversas frentes quando se trata da juventude.  No mundo do trabalho, a juventude sofre pela falta de políticas públicas na geração de empregos e, quando estes são acessados, invariavelmente a precarização se faz presente.

Na estratégia do desmonte da saúde pública estadual, o governo do estado, há décadas, não promove concursos públicos para garantir a devida qualidade ao serviço público, pelo contrário. A política neoliberal implantada pelo PSDB no estado de São Paulo direciona ações e recursos em contratos com as chamadas organizações sociais (OSs). No noticiário, acostumamo-nos com a enxurrada de processos de investigação por corrupção.

No entanto, se por um lado não há concurso público, por outro, é por meio das organizações sociais que jovens são contratados e conseguem ter oportunidade de trabalhar na saúde e, nesses casos, não se foge à regra da precarização.

Defesa de todos(as)

O SindSaúde-SP luta em defesa da contratação por concurso público, mas jamais deixará de lutar em defesa dos trabalhadores da saúde, independentemente do seu vínculo ou contrato de trabalho. Lembrando que o Sindicato foi fundado em 1989 por iniciativa de jovens trabalhadores e trabalhadoras da saúde, que atuavam bravamente nas associações representativas deles(as).

Hoje, grande parte dessa geração já tem filhos adultos e são avós, mas o Sindicato nunca deixou de atuar no incentivo da participação da juventude no movimento sindical.

Por muitos anos, e por intermédio de importantes cooperações nacionais e internacionais, o Coletivo de Juventude promoveu e participou de importantes processos de formação.

Nosso companheiro Delegado Sindical de Base João Guilherme (Subsede Ribeirão Preto) tem representado o SindSaúde-SP no Comitê de Jovens da Internacional dos Serviços Públicos Brasil (ISP-Brasil), enquanto as companheiras Thais Paixão e Carina Vieira, da região Leste 1 e 2 da capital paulista, atuaram na UNI Global Union, entidades que contribuem enormemente para conectar as nossas lutas locais com a luta internacional.

Celebração
    Ainda vivendo as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o SindSaúde-SP se soma à celebração do Dia Internacional da Juventude que acontecerá, nesta quinta-feira (12), às 19h, nas redes sociais da CUT.

Por ser também celebrado hoje o Dia Nacional das Artes, a atividade formativa tende a ser cultural e diversa.

Divulgue, participe, convide os colegas, amigos e filhos(as) para a celebração!

*Secretário de Formação do SindSaúde-SP