Governo de SP reabre estado para eventos; situação da pandemia ainda exige cautela
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    17/08/2021

Crédito Imagem: Fotos Públicas / arte SindSaúde-SP

O estado de São Paulo está aberto, a partir desta terça-feira (17), para a retomada de eventos sociais, feiras corporativas e visita a museus, mesmo com o alerta dado por autoridades sanitárias de que a situação da pandemia no Brasil, principalmente por causa da variante delta, ainda não está sob controle.

As atividades liberadas pelo governo estadual estavam proibidas desde o início da pandemia. A liberação, no entanto, está condicionada ao cumprimento dos protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel e limitação de público.

Continuarão proibidos até 1º de novembro eventos que provoquem aglomerações, como shows, casas noturnas e competições esportivas com público. Por outro lado, o governo não impôs restrições de pessoas e horário de funcionamento para estabelecimentos comerciais e de serviços.

Vale lembrar que cada município é livre para seguir ou não o que determina o governo do estado. Inclusive, algumas cidades decidiram manter as restrições devido ao aumento no número de casos da doença.

Avanço da vacinação

O governo de São Paulo decidiu reabrir essas atividades porque conseguiu avançar na vacinação da população adulta e, também, reduzir a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que está com 43% de taxa de ocupação de leitos hoje, conforme dados da Fundação Seade.

Isso não significa, porém, que a doença esteja controlada. Inclusive o estado registrou aumento do número de casos na semana passada, alguns com a variante delta como protagonista.

Em seu último boletim de monitoramento da doença, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta crescimento no número de casos e mortes de idosos, principalmente acima dos 80 anos, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que há aumento no número de mortos com mais de 60 anos em decorrência da Covid-19 desde fevereiro passado.

Os pesquisadores da entidade ainda estão analisando os dados de São Paulo, mas já afirmam que há tendência de aumento nos casos e mortes de idosos, principalmente devido ao relaxamento das medidas protetivas, perda da proteção vacinal nessa população e o surgimento da variante delta, mais transmissível e letal.

Até esta terça-feira, São Paulo contava com cobertura vacinal de 92,35% da população adulta (acima de 18 anos) com a primeira dose, mas apenas 28,91% com esquema vacinal completo (duas doses ou dose única da Janssen).

Protocolos devem ser mantidos

Embora o governo de São Paulo tente dar um sentido de volta à normalidade, a situação está longe de ser normal.

A vacina contribui para o controle do número de óbitos e para evitar o agravamento dos casos, mas ainda é preciso que as medidas sanitárias continuem sendo seguidas e levadas a sério.

Como reforça a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina não protege sozinha. Até que boa parte da população do país esteja com o ciclo de vacinação completo, é imprescindível o uso de máscara, distanciamento físico e higienização das mãos.

Só assim conseguiremos controlar o avanço da doença. Portanto, se puder, fique em casa e, se sair, dê preferência a locais ao ar livre ou aqueles com ventilação natural, sem esquecer de usar máscara. Evite ao máximo locais com aglomeração.