Benedito Augusto, diretor do SindSaúde-SP, é o novo presidente da CNTSS/CUT
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    27/08/2021

A nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), para o período 2021-2025, foi eleita e empossada, na manhã desta sexta-feira (27), durante o 8º Congresso da entidade. Quatro diretores do SindSaúde-SP comporão a nova diretoria da confederação, incluindo a presidência, que foi assumida por Benedito Augusto, o Benão, atual secretário geral adjunto do Sindicato.

A chapa única “Valorizando os trabalhadores e trabalhadoras da seguridade social!” foi eleita por aclamação, pelos mais de 200 delegados que participaram dos três dias de atividade, encerradas hoje (27).

A nova direção é composta por dirigentes sindicais de diversas categorias que fazem parte do ramo da seguridade em todo o país. Pelo SindSaúde-SP, além de Benão, a confederação também contará com outros três diretores: Maria Aparecida Godoi de Faria, que assume a secretaria de Comunicação; Mauri Bezerra, na secretaria de Relações do Trabalho; e Cleonice Ribeiro, na direção.

Posse

Em seu discurso de posse, Benão abordou os desafios para o próximo período devido aos ataques desferidos contra as trabalhadoras e trabalhadores, além das políticas públicas de saúde, assistência social e a destruição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele também enfatizou a necessidade de um embate ao projeto de destruição do governo federal.

“Temos uma agenda com vários desafios, como a luta pelas 30 horas da jornada de trabalho da enfermagem, derrubar a PEC 95 (teto de gastos para saúde e educação), que é uma condição sine qua non (sem a qual não, do latim) para que esse país possa se desenvolver”, avaliou Benão.

O novo presidente da CNTSS também abordou a necessidade de se barrar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, a reforma administrativa do governo federal, “que é a nossa pauta mais imediata, além de todas as contrarreformas que estão retirando os direitos das trabalhadoras, dos trabalhadores e de toda a população brasileira”.

Ao finalizar sua fala, ele parabenizou os(as) psicólogos(as), que celebram seu dia profissional em 27 de agosto. “Os psicólogos têm papel estratégico nessa luta em defesa da seguridade social e, principalmente, nesse momento de muita dor que estamos enfrentando. Cumprimento a todos os companheiros e companheiras que exercem essa bela profissão”, concluiu Benão.

Passagem de bastão

Sandro Alex de Oliveira Cezar, que deixou a presidência da CNTSS, agradeceu aos dirigentes que fizeram parte da última gestão e destacou o trabalho de todos, principalmente dos que não continuarão no quadro diretivo, entre eles Célia Regina Costa, secretária geral do SindSaúde-SP, que ocupou a tesouraria da confederação.

Cezar, que também é presidente da estadual da Central Única dos Trabalhadores no Rio de Janeiro (CUT-RJ), lembrou a história de Benão na luta sindical e no teatro, uma de suas paixões.

“Eu tive um grande prazer de presidir nossa confederação e agora vamos ter o companheiro Benão, que vai assumir esse novo ‘personagem’ ao estrear no papel de presidente da CNTSS. Ele é um companheiro com bastante experiência e está pronto para exercer essa atividade e dirigir a todos nós”, disse Cezar, que continuará na direção da entidade, agora à frente da tesouraria.

Saiba mais informações sobre a nova diretoria da CNTSS por meio de nosso site e redes sociais.