Setembro Amarelo é o mês de destaque das ações em defesa da vida
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    02/09/2021

Estamos no Setembro Amarelo, mês em se dá destaque às ações para preservação da vida e prevenção ao suicídio. Contudo, devido à pandemia, desde o ano passado a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que o distanciamento físico, o isolamento de amigos e familiares e as perdas decorrentes da Covid-19 podem ser gatilhos e aumentar os fatores de risco para o suicídio.

Segundo a OPAS, os estudos, realizados durante o ano de 2020, mostram um aumento da angústia, ansiedade e depressão, especialmente entre os profissionais de saúde. “Somadas às questões de violência, transtornos por consumo de álcool, abuso de substâncias e sentimento de perda, tornam-se fatores importantes que podem aumentar o risco de uma pessoa decidir tirar a própria vida”, descreve a entidade.

Alertas

A organização também explica que é possível notar os sinais antes que a pessoa tente agir contra a própria vida, de maneira verbalizada ou por seus comportamentos. “Falar sobre: querer morrer, sentir grande culpa ou vergonha ou sentir-se um fardo para os outros. Outros sinais importantes são sensação de vazio, desesperança, aprisionamento ou falta de razão para viver; sentir-se extremamente triste, ansioso, agitado ou cheio de raiva; ou com dor insuportável, seja emocional ou física”, destaca.

Prevenção

“Apoiar uns aos outros nestes tempos de pandemia e conhecer os sinais de alerta de suicídio é importante para ajudar a preveni-lo”, ressalta Renato Oliveira e Souza, chefe de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OPAS.

Renato também explica que é necessário “remover as barreiras de acesso aos cuidados de saúde mental, limitar o acesso aos meios para cometer suicídio, fornecer informações verdadeiras e adequadas sobre o assunto na mídia, bem como reduzir o estigma associado à procura de ajuda psicológica também podem ajudar a reduzir o suicídio”.

Importante

Outra forma de prevenção é falar sobre suicídio de forma correta e segura. Para isso existem materiais de formação disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina (clique aqui e acesse) ou até mesmo o curso do Centro de Valorização da Vida (CVV), que está disponível clicando aqui.

Preciso de ajuda?

Se você se sente sobrecarregado, sem vontade de sair da cama, não quer ver ninguém, anda com uma sensação angustiante, como se estivesse vivendo uma tristeza sem fim; ou até mesmo parou de sentir alegria pelas coisas que antes lhe faziam feliz, esses podem ser sinas de que você precisa procurar ajuda profissional para cuidar de sua saúde mental.

Sintomas como aqueles acima podem ser indícios de que você está vivendo um quadro depressivo e o mais indicado é que busque ajuda profissional, para receber orientações sobre como tratá-los de maneira adequada.

CVV

Se você ainda não sabe como procurar ajuda ou se não tem certeza se ainda precisa de ajuda, pode contar com um serviço especializado e gratuito de escuta e orientação, que é o Centro de Valorização da Vida.

Basta ligar para o 188 ou até mesmo entrar em contato por e-mail (https://www.cvv.org.br/e-mail/) ou pelo chat disponível no site: https://www.cvv.org.br/.

Ao identificar um quadro depressivo, é possível evitar problemas maiores no futuro e, o mais preocupante, a vontade de tirar a própria vida.

Como está sua saúde mental?

Com informações da OPAS, do CFM e do CVV