Notícia
Os casos de Covid-19 ocasionados pela variante delta já representam 69,7% no município de São Paulo, conforme balanço divulgado pela prefeitura da cidade ontem (1º). Os dados se referem a casos da doença confirmados entre os dias 15 e 21 de agosto. Na semana anterior, o porcentual de amostras analisadas com a cepa surgida na Índia representava 43,5%.
Apesar do aumento, a prefeitura assegurou que não há risco de pressão sobre o sistema de saúde do município no momento, uma vez que a curva de crescimento de casos gerais não é significativa.
A análise genética é feita pelo Instituto Butantan e engloba 600 amostras. Na última semana, os 28,4% de amostras restantes correspondiam à variante gama, identificada primeiro no Amazonas.
Ao todo, a cidade de São Paulo tem 800 casos da doença identificados com a variante delta, sendo 395 novos na última semana analisada.
Frente pela Vida
A Coalizão pela Vida, a Frente São Paulo pela Vida e Plenária de Saúde da Cidade de São Paulo, que reúne mais de 500 movimentos, apresentaram 10 medidas urgentes para o enfrentamento da Covid-19 na capital.
No documento assinado por eles, divulgado na quarta-feira passada, eles sugerem a realização de ampla campanha de comunicação para alertar sobre os riscos da variante delta, enfatizando a importância de se manter os protocolos sanitários, ainda que as pessoas estejam imunizadas.
Outra medida sugerida é a testagem em massa da população, combinada com o rastreamento de contatos para busca ativa de casos, mesmo aqueles que estejam assintomáticos.
O grupo também reivindica a distribuição de máscaras de proteção, especialmente em locais de grande distribuição.
Com informações do G1 e da Rede Brasil Atual