Covid-19 é a principal causa de afastamento do trabalho, segundo Secretaria da Previdência
    Autor: SindSaúdeSP
    08/09/2021

Crédito Imagem: Secom/Manaus

A Covid-19 já representa a maioria dos afastamentos do trabalho no Brasil, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. De janeiro a junho deste ano, foram 64.861 afastamentos por mais de 15 dias relacionados à doença, ante 37.045 de abril a dezembro de 2020. Ou seja, o aumento é de 75% entre os dois períodos.

Com isso, a Covid-19 ocupa o lugar do que antes era a principal causa de afastamento do trabalho: problemas na coluna lombar. Agora, estes estão em segundo lugar, com 17.831 casos nos primeiros seis meses deste ano.

Embora a maioria das incapacidades por Covid-19 sejam temporárias (cansaço, fadiga muscular e dificuldade para respirar entre as principais), estados e municípios têm criado ambulatórios de reabilitação, mas estes ainda são em número inferior à demanda dos sequelados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Enquanto isso, hospitais privados estão criando serviços específicos para reabilitar os sequelados pela Covid-19, evitando, assim, a necessidade de reinternação.

Estudo

Não há dados oficiais sobre o número de sequelados pela Covid-19, mas um estudo recente publicado pela revista científica “The Lancet”, mostra que metade dos pacientes continuam com queixas 12 meses depois de contrair a doença.

Com informações da Folha de S.Paulo