Pesquisa mostra que dar 7 mil passos todos os dias reduz chance de morte prematura em até 70%
    Autor: SindSaúdeSP
    10/09/2021

Crédito Imagem: SindSaúdeSP

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostra que dar 7 mil passos todos os dias ajuda a reduzir de 50 a 70% a chance de morte prematura (menos de 65 anos).

Segundo a pesquisa, publicada na revista científica “Jama Network”, aquela quantidade de passos é o mesmo que percorrer de 4 a 5 quilômetros, levando-se em conta a altura da pessoa.

A conta dos pesquisadores inclui todos os passos: desde aqueles dados dentro de casa como quando se vai, a pé, ao supermercado ou à padaria. Também não foi avaliada a intensidade (se mais rápido ou mais devagar), mas a periodicidade do exercício.

Como foi feito o estudo

Os pesquisadores acompanharam um grupo de 2.110 adultos, com idades entre 38 e 50 anos, pelo período de 10 anos. Destes, 57,1% eram formados por mulheres e 42,1%, por negros.

Os voluntários foram divididos em três perfis: os que davam menos de 7 mil passos por dia; os que andavam de 7 mil a 9.999 passos; e aqueles davam mais de 10 mil passos.

Conclusões

Eles descobriram que, independentemente do gênero ou etnia, pessoas que davam ao menos 7 mil passos todos os dias tinham de 50 a 70% menos chance de ir a óbito prematuramente. Também não viram muita diferença de ganhos entre os que davam 7 mil e os que ultrapassavam os 10 mil, ou seja, o mínimo de movimento analisado já traz muitos ganhos para a qualidade de vida.

Os cientistas concluíram, então, que a atividade física é fundamental para manter a boa saúde, reduzindo incidência de doenças como as do coração e diabetes, além de auxiliar no controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

Mexer-se regularmente também ajuda a prevenir e tratar vários tipos de câncer, assim como a osteoporose e problemas digestivos. Ainda, o movimento regular reduz níveis de estresse e melhora a qualidade do sono.

Com informações de O Globo