Brasil sai do topo da lista semanal com mais infectados por Covid-19
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    15/09/2021

A pandemia de Covid-19 ainda não acabou, o Brasil continua com um número considerável de mortos e infectados pela doença, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) tirou o país da lista dos cinco locais com mais infectados por semana pelo coronavírus. Esta é a primeira vez que isso acontece este ano.

Ainda assim, a agência sugere que não haja um relaxamento nos protocolos sanitários e distanciamento físico para reduzir as chances de transmissão do coronavírus.

Desde o início da crise sanitária, o relatório semanal da OMS trazia uma lista com os cinco países com o maior número absoluto de novos casos. O Brasil ocupou, por meses, as primeiras colocações, chegando a atingir 20% dos mortos no mundo.

Agora, na semana concluída no domingo passado, houve registro de 1 milhão de novos casos nos Estados Unidos, que enfrenta grave problema para dar andamento à vacinação contra a Covid-19, devido à resistência da população, ante 256 mil no Reino Unido e 248 mil na Índia. A quarta colocação é ocupada pelo Irã, com 172 mil casos e 158 mil na Turquia.

Na nova colocação, considerando os casos novos na semana, o Brasil aparece com 118 mil novas infecções, uma queda de 22% em comparação à semana anterior. Mas, segundo a OMS, a taxa continua sendo a segunda maior das Américas, ainda que seja apenas um quarto do patamar atingido no primeiro semestre do ano.

No que se refere às mortes, o Brasil apontou 3,1 mil óbitos em sete dias, 27% a menos que na semana anterior. Na região, os números colocaram o Brasil abaixo das mortes nos EUA, com 11,3 mil novos óbitos e 4,6 mil no México.

Casos e óbitos

Conforme o painel do coronavírus do governo federal, nas 24 horas encerradas às 18:33 de ontem (14), o Brasil havia registrado 13.406 novos casos e 731 óbitos, totalizando 587.797 mortes desde o início da pandemia.

Em números totais, o Brasil aparece na terceira posição, com 20 milhões de casos. Em mortes, o país é o segundo maior número, só perdendo para os Estados Unidos.

Por essa razão, é importante não relaxar nos protocolos até que a maioria da população esteja com o ciclo vacinal completo.

Até esta quarta-feira (15), o Brasil somava 139.273.434 pessoas vacinadas com a primeira dose, que equivalem a 65,29% da população brasileira. Completaram o ciclo de imunização (duas doses ou dose única) 75.579.345 pessoas, número que corresponde a 35,43% da população brasileira.

Com informações do UOL.