Morre de Covid o médico sanitarista e ex-deputado Carlos Neder
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    25/09/2021

Após pouco mais de um mês e meio internado em consequência da Covid-19, morreu na noite de ontem (24) o médico sanitarista e ex-deputado pelo PT Carlos Neder, aos 67 anos. O SindSaúde-SP lamenta pela morte dele, que teve atuação política muito importante em defesa da saúde pública.

Neder nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e se formou em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) nos anos 1970, em plena ditadura militar. Foi por essa época que se engajou na luta política contra o regime autoritário.

O médico foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, legenda pela qual atuou como deputado estadual por São Paulo em quatro mandatos (2005/2007; 2010/2011; 2013/2015; 2015/2019). Também foi vereador na capital paulista (1997/2004; 2007;2008; 2011/2012), além de secretário municipal de Saúde na gestão da ex-prefeita Luiza Erundina (1990/1992).

Na vida política, Neder sempre atuou em defesa da saúde pública, tendo participado do movimento da Reforma Sanitária no país e militado pelo acesso da população a um serviço digno e de qualidade. Inclusive, a saúde pública também foi tema de seu mestrado.

Em nota, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) lamentou a morte do ex-parlamentar. “Neder promoveu o debate e políticas públicas em diversas áreas, e contribuiu com o desenvolvimento do parlamento paulista. Nossos sentimentos à família e aos amigos”, diz a nota.

Como deputado e vereador, ele apresentou mais de 100 projetos de lei, sendo que mais de 60 deles foram aprovados, entre os quais se destacam os conselhos gestores de saúde, os Centros Educacionais Unificados (CEUs), parques municipais, direitos dos usuários do SUS, acolhimento nas unidades de saúde, incentivo ao aleitamento materno, saúde auditiva e Banco do Povo.

O SindSaúde-SP presta suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas da vida política dele.

Carlos Neder, presente!