SP aplicará dose de reforço de vacina em profissionais de saúde a partir de 2ª feira
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    29/09/2021

Dias depois de o Ministério da Saúde e a Prefeitura de São Paulo terem anunciado doses de reforço de vacina contra a Covid-19 a profissionais de saúde, o governador João Doria Jr. anunciou, nesta quarta-feira (29), que começará a aplicar a terceira dose de vacina contra a doença nesse grupo a partir da próxima segunda-feira (4).

A dose de reforço será aplicada naqueles que tiverem recebido a segunda dose de algum imunizante a ao menos seis meses (entre fevereiro e março). Esse grupo abrange cerca de 1 milhão de trabalhadoras e trabalhadores dos serviços público e privado de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios.

Ao mesmo tempo, o estado continuará dando seguimento à dose de reforço à população idosa e de imunossuprimidos, que teve início em 6 de abril. Desde a segunda-feira passada, estão recebendo a terceira dose pessoas na faixa de 70 a 79 anos. Aqueles(as) na faixa entre 60 e 69 anos serão vacinados entre os dias 4 e 10 de outubro.

Como os profissionais de saúde estão no grupo de risco de contaminação e, além disso, houve aumento no número de licenças médicas desse público devido à doença, tanto o MS quanto os governos de São Paulo, nos âmbitos municipal e estadual, anunciaram a dose de reforço.

Perto dos 600 mil

Apesar do avanço da vacinação no Brasil, onde cerca de 42% já estão com o ciclo vacinal completo (duas doses ou dose única, da Janssen), o aumento no número de casos e óbitos nos últimos dias reacendeu o alerta das autoridades, pois duas situações preocupam: o afrouxamento das medidas sanitárias e o avanço da variante delta, mais transmissível.

Nas últimas 24 horas, o país registrou 793 mortes pela doença e 15 mil novos casos.

Conforme os últimos dados compilados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o país tinha 21.381.790 casos e 595.446 óbitos, com média móvel de mortes próxima das 600 diárias na última semana.

No país todo, estão com esquema vacinal completo (duas doses ou uma da Janssen) 88.983.740 e 145.691.166 com a primeira dose.

Em São Paulo, são 4.363.122 de casos e 149.380 mortes. Estão com o esquema vacinal completo no estado 56,32% da população e 82,01% da população adulta.

Foram aplicadas 36.805.236 doses no primeiro ciclo, 24.913.798 nos dois ciclos e 1.155.612 doses únicas.

Mantenha os protocolos e vacine-se!

Importante salientar que a pandemia ainda não acabou e, portanto, os protocolos sanitários devem continuar sendo seguidos.

A vacina ajuda a proteger contra quadros graves e óbitos da doença, mas não impede que o vírus continue a ser transmitido. Porém, pesquisas mostram que a carga viral transmitida por quem está vacinado é muito menor.

A pandemia só estará controlada quando ao menos 75% da população brasileira e mundial estiver imunizada.

Proteja-se!