Conselho Federal de Medicina será investigado por recomendar kit Covid
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    08/10/2021

O Conselho Federal de Medicina (CFM), cujos membros têm se mostrado bastante afinados com as diretrizes do governo federal a respeito da pandemia, será investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por ter recomendado o uso do famigerado kit Covid, um combo de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença.

Reportagem publicada no jornal “O Globo” desta sexta-feira (8) relata que a investigação foi instaurada a partir de representação do médico cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Bruno Caramelli, que acusou o CFM de recomendar “uso indiscriminado do tratamento precoce com medicamentos sem nenhuma evidência científica sobre seus benefícios“, induzindo a população ao erro.

O processo instaurado também leva em consideração o fato de o Ministério da Saúde já ter usado um parecer do CFM em defesa do kit.

A informação foi fornecida pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação, Mayra Pinheiro, à CPI da Covid no Senado.

Defensoria e CPI

O CFM também já foi alvo de um processo pela Defensoria Pública da União por danos coletivos. O órgão afirma que o conselho tem sua parcela de culpa na má gestão do enfrentamento à pandemia de Covid-19 e pede que seja condenado a pagar uma indenização de pelo menos R$ 60 milhões.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 do Senado também já convocou o presidente do CFM, Mauro Ribeiro, a prestar depoimento.

Com informações de O Globo