Sindicato unido e forte
desde 1989


    Endividamento das famílias atinge quase 60% da renda média anual
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    13/10/2021

    Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

    A equação desemprego, inflação e alta dos juros fez com que o endividamento das famílias batesse recorde este ano. Segundo dados do Banco Central, as famílias brasileiras comprometem 59,9% da renda média anual pagando dívidas. Este é o maior patamar desde 2005.

     

    Quando a conta não considera os financiamentos imobiliários, dívida considerada “saudável” por se tratar de um bem, o endividamento continua recorde: 37%. Segundo o BC, até julho de 2020 este porcentual nunca havia estado acima de 30%.

     

    Pode piorar

     

    Em agosto passado, as famílias comprometeram 30,9% da renda pagando juros e prestações, valor que inclui dívidas com financiamentos imobiliários, cartões de crédito e parcelamento de compras.

     

    Por outro lado, a inadimplência mantém-se estável em 4,2%. Contudo, na taxa acumulada em 12 meses até setembro esse porcentual chegou a 10,25%.

     

    Analistas temem que a alta da inflação pode forçar as famílias a atrasarem as prestações e que a perda do poder de compra dos brasileiros afete a recuperação da economia, uma vez que o consumo das famílias representa dois terços do Produto Interno Bruto (PIB, que é o conjunto de bens e serviços produzidos pelo país).

     

    Com informações de O Globo

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não