A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem, disse Paulo Freire
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    15/10/2021

O(A) professor(a) não é apenas quem transmite conhecimento. É quem instiga o pensamento crítico, quem dá base para que seus alunos possam alçar novos e altos voos. São eles os responsáveis também por este texto e por você poder ler esta mensagem. São eles(as) que nos possibilitam aprender uma profissão, para exercê-la com primazia. Sobretudo, são eles(as) que compartilham algo tão sublime – o conhecimento -, a única ferramenta capaz de tornar alguém realmente livre.

Em tempos de disseminação de informações e conhecimentos falsos pelas redes sociais e de devoção da ignorância por parte de quem deveria defender esse bem tão precioso para a sociedade, nunca antes na história deste país a educação e quem educa foram tão massacrados. Temos testemunhado o sucateamento da infraestrutura de escolas e universidades públicas, da ciência e da pesquisa, dos salários, benefícios e direitos.

Infelizmente, apesar de ter uma importante função social, os(as) profissionais da educação, especialmente aqueles(as) que trabalham no ensino público, enfrentam a desvalorização salarial e o desrespeito por parte dos governantes, que estão promovendo uma série de ataques à educação e aos profissionais que nela atuam. Foram diversos os direitos retirados, tanto nas esferas municipal, estadual e federal.

O SindSaúde-SP esteve ao lado dos professores, representados pela Apeoesp, em vários embates contra o governo estadual, e estará sempre que for preciso, para garantir dignidade e qualidade de vida a esses trabalhadores e trabalhadoras, que, apesar das adversidades, dedicam sua vida a ensinar.

Parabéns, professoras e professores! O SindSaúde-SP sabe que palmas não pagam contas. Mas recebam nossa singela homenagem e solidariedade nesses tempos tão sombrios.