HC Botucatu: SindSaúde-SP fará assembleia no dia 20 para debater acordo sobre plantões
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    15/10/2021

Trabalhadoras e trabalhadores do Hospital de Clínicas de Botucatu têm um importante compromisso na próxima quarta-feira, 20. O SindSaúde-SP realizará assembleia, às 10h, no salão nobre do hospital, para tratar de acordo coletivo em torno dos plantões dos(as) contratados(as) da autarquia, entre outros temas de interesse. Por isso, a participação de todos(as) é muito importante.

Há alguns meses, o Sindicato tem se reunido regularmente com a superintendência do hospital para levar demandas dos(as) funcionários(as). A principal delas é com relação aos plantões de 12 x 36 horas.

“Havia uma reclamação dos(as) trabalhadores(as) da autarquia de que o HC não paga por 12 horas trabalhadas, mas por 11, descontando a hora do almoço, o que é ilegal”, explicou a diretora da Região de Bauru do SindSaúde-SP, Mariuze Inês Pereira de Miranda.

Essa situação, segundo a diretora, dura há alguns anos, mas o acordo estabelecido com a direção do hospital contempla apenas o período trabalhado durante a pandemia. Ou seja, o que fazer sobre os anos anteriores será um dos temas da assembleia com os(as) funcionários(as).

Banco de horas e folga no fim de semana

De acordo com a secretária de Organização Sindical do SindSaúde-SP, Roseli Ilídio, que participou, ao lado de Mariuze, da reunião com o superintendente do HC, dr. André Luís Balbi, na quarta-feira, 6 de outubro, ficou acordado que as horas não pagas de 2020 e 2021 vão para um banco de horas.

O acordo contempla cerca de mil trabalhadores(as) e, a partir dele, os(as) trabalhadores(as) passarão a receber as 12 horas trabalhadas.

Outra reivindicação desses(as) profissionais é que as escalas de plantão, do modo como são feitas, quase não lhes permitem folgar aos fins de semana.

Para efeito de exemplificação, a secretária de Organização Sindical demonstrou como deve ser feita a escala do mês de novembro. “Novembro tem 20 dias úteis, sendo assim, 20 (nº de dias) x 6 (jornada diária em horas) = 120 horas. Essas 120 horas dividida por 12 horas do plantão, dá um número de 10 dias. Ou seja, o(a) trabalhador(a) vai ter 10 plantões de 12 horas e folgar os outros 20 dias do mês, e pode distribuir os plantões da maneira como quiser”, concluiu.

Para que os(as) trabalhadores(as) que queiram folgar pelo menos um fim de semana inteiro (sexta, sábado e domingo ou sábado, domingo e segunda), é necessário abrirem mão de um plantão. Portanto, fazer 10 plantões normais e nove plantões extras ou 10 sem fins de semana. Mas esse assunto será discutido na assembleia do dia 20 para que se busca uma solução em conjunto.

Avanço nas negociações

No mesmo dia da assembleia, a Mariuze e outros representantes do Sindicato vão se reunir novamente com o superintendente, na parte da tarde, para levar o que foi deliberado na reunião com os(as) trabalhadores(as).

Por essa razão, é essencial que todos(as) participem da assembleia que vai deliberar a respeito de um tema de extrema relevância.

O SindSaúde-SP está à disposição para responder a todas as perguntas e esclarecer quaisquer dúvidas.

Juntos somos mais fortes!