Notícia
Os trabalhadores e as trabalhadoras do Hospital Santa Tereza, de Ribeirão Preto, no interior do estado, participaram, nesta quinta-feira (18), do primeiro dia de atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2021, que está sendo realizada com apoio do SindSaúde-SP e da Comissão de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador (Comsat).
Logo pela manhã, houve a palestra de abertura, ministrada por Pérsio Plensack, assessor de formação do SindSaúde-SP, que abordou o tema “VIDAVIVA – uma reflexão sobre a tríade Vida, Saúde e Trabalho”.
“A atividade da manhã foi muito bacana! Além da apresentação do Pérsio, teve uma roda de conversa, quando tratamos das prioridades da vida de cada um”, relatou o diretor da Região de Ribeirão Preto do SindSaúde-SP, Edson Fedelino.
Já no período da tarde, foi a vez do professor Oswaldo de Campos Borelli, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que abordou as “Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”.
Também estiveram presentes neste primeiro dia de Sipat a secretária de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador do Sindicato, Jacilene Maria da Silva; o secretário de Relações do Trabalho no SUS, Ricardo de Oliveira; o presidente da Comsat do Hospital Santa Tereza, João Pedro de Faria, que também é delegado sindical de base do Sindicato; e, como convidado, o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Claudio Marcolino.
Amanhã (19), as atividades continuam com a palestra do engenheiro civil Alexandre Duarte, especialista em segurança do trabalho e higiene ocupacional, que falará sobre “Acidente de trabalho, doenças ocupacionais e NR6”, às 15h.
Saúde do(a) trabalhador(a)
As atividades da Sipat e a formação dos comsateiros do Hospital Santa Tereza sempre tiveram o apoio da secretária da Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador, Jacilene Maria da Silva, que, durante esses seis anos à frente da pasta, realizou diversas atividades de formação e os encontros de Cipas e Comsats, com o objetivo de melhorar a segurança no trabalho dos(as) trabalhadores(as) da saúde.
Ao final da atividade desta quinta, as trabalhadoras e trabalhadores fizeram uma homenagem à Jacilene, por sua contribuição e luta em defesa dos profissionais da saúde.