Notícia
O governador João Doria Jr. anunciou, nesta quarta-feira (24), que o uso de máscara ao ar livre (ruas e parques, por exemplo) será desnecessário a partir de 11 de dezembro em todo o estado. No entanto, o anúncio foi feito antes mesmo de o estado cumprir as metas estabelecidas, em novembro, para número de casos, mortes, internações e vacinações, para só assim fazer o anúncio da liberação.
O uso de máscara, no entanto, permanece obrigatório em locais fechados e no transporte público.
Doria destacou que o governo decidiu flexibilizar o uso da máscara em locais ao ar livre, que permitam manter distanciamento físico seguro, porque o estado deve atingir a meta de ter 75% de toda a população com esquema vacinal completo nesta quinta-feira (25). Outros indicadores continuarão sendo monitorados.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que vai seguir o estado e também liberar o uso de máscara em locais abertos.
Metas
No começo deste mês, o governo de São Paulo determinou quatro indicadores para só então flexibilizar o uso do acessório, fundamental para reduzir as chances de transmissão do coronavírus. São eles:
- Meta de casos: média móvel diária abaixo de 1,1 mil, mas o índice estava em 1,176 casos/dia hoje, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
- Meta de internações: média móvel abaixo de 300. Estava em 316 hoje.
- Meta de mortes: Abaixo de 50 mortes (média móvel). Este indicador estava em 57 hoje.
- Meta de vacinação: 75% da população com esquema vacinal completo. O índice estava em 74,4% nesta tarde.
Use máscara
Autoridades sanitárias temem que a liberação abra brechas para que a população banalize o uso de máscara. Portanto, na dúvida, use máscara!
O Brasil está com a vacinação bastante desigual entre os estados e, além disso, países que desobrigaram o uso da máscara estão voltando atrás após nova onda da doença.
É o que está acontecendo na Europa, por exemplo, que vive a quarta onda de Covid-19 e tornou-se o novo epicentro da doença.
Com informações do UOL