Notícia
Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os dias 18 e 23 de novembro, mostra que 65% dos brasileiros (dois em cada três) são favoráveis à exigência do certificado de imunização contra a Covid-19 para que as pessoas possam frequentar determinados locais, como bares e restaurantes. Somente 22% dos entrevistados demonstraram-se contra a prática.
Apesar da aprovação, a pesquisa demonstra que nem todos os estabelecimentos comerciais aderiram à exigência, uma vez que apenas 18% dos entrevistados disseram ter sido obrigados a apresentar o comprovante de vacinação nos últimos três meses.
Além disso, 66% dos participantes da enquete têm medo de conviver diariamente com pessoas que não se vacinaram, o que demonstra que a maioria da população é favorável à imunização.
A pesquisa mostra também que 39% dos não vacinados não se importam de frequentar shows e eventos, enquanto 65% daqueles com ciclo vacinal completo temem frequentar esses eventos.
Viajantes
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu, no último sábado (11), exigência de passaporte vacinal para quem chega ao país. Mas, ontem (13), a Advocacia-Geral da União pediu ao STF que reconsidere a medida, permitindo que entrem no país viajantes que cumprirem cinco dias de quarentena.
A decisão de Barroso foi dada em benefício de uma ação do partido Rede Sustentabilidade, que tenta obrigar o governo a adotar medidas sanitárias recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Com informações da Folha de S.Paulo