Notícia
Nesta terça-feira (14), começa a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que termina apenas no dia 21 de dezembro. Instituída pela Lei nº 11.930/2009, a semana tem o objetivo de incentivar a doação e sanar dúvidas da sociedade quanto ao processo de transplante.
No Brasil, o cadastro de doadores é realizado pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), órgão ligado ao Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para se cadastrar basta acessar o site: http://redome.inca.gov.br/
Para doar é necessário atender alguns critérios, como ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde, preencher uma ficha com informações pessoais e coletar uma amostra de sangue. As informações pessoais são inseridas no banco de dados Redome e o cadastro ficará ativo até os 60 anos de idade do doador.
Segundo o Ministério da Saúde, antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação.
A pasta ainda informa que o Redome é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, com mais 3,7 milhões de doadores cadastrados, ainda assim, a chance de se identificar um doador compatível, no Brasil, na fase preliminar da busca é de até 88%. Ao final do processo, 64% dos pacientes têm um doador compatível confirmado.
Para mais informações, a equipe do Redome está à disposição para esclarecer dúvidas por meio do e-mail [email protected]