Notícia
No segundo vídeo da série sobre os impactos do sono na saúde do(a) trabalhador(a), a médica especialista em medicina do sono, a pneumologista Luciana Palombini, do Instituto do Sono de São Paulo, aborda a importância de se ter uma rotina estabelecida para que se tenha uma boa noite de sono (veja o vídeo no fim deste texto).
A médica aborda o ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, um mecanismo biológico que regula o nosso organismo entre o dia e a noite, hora de dormir e acordar, sentir fome, estar ativo, entre outras funções.
“O ritmo circadiano do sono, a regularidade na hora de dormir e acordar, faz com que se entre em sintonia com os diferentes sistemas (do corpo e cérebro). A gente sabe que existe um relógio biológico central no cérebro, mas também existem reloginhos em cada sistema (do corpo) para manter uma boa função (do indivíduo) durante o dia”, disse.
De acordo com a médica, cada pessoa, seja por questões genéticas ou de hábito, é mais noturna ou diurna, mas a maioria de nós se encaixa no primeiro tipo.
Aqueles(as) com dificuldades para dormir podem tirar pequenos cochilos durante o dia para completar as horas de sono necessárias para manter o corpo ativo e a mente sã.
Assista ao vídeo abaixo: