Notícia
O boletim Salariômetro, divulgado nesta quarta-feira (26) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta que os trabalhadores formais completaram, em 2021, três anos sem ganho real em seus salários.
Segundo o coordenador do Salariômetro, professor Hélio Zylberstain, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), a situação poderia ser ainda pior. "Nos outros anos, a inflação era mais baixa, mas em 2021 foi brutal. Levando isso em conta, não foi tão ruim quanto poderia ter sido", ponderou.
Na média do ano passado, somente 18,6% dos acordos e convenções fechados resultaram em aumentos maiores do que a inflação dos 12 meses anteriores ao da data-base. Em 2019, o último ano do pré-pandemia, quase metade das negociações terminou com ganho real para os trabalhadores.
Desemprego
De acordo com economistas, o Brasil vai manter a tendência de abertura de vagas em 2022, tanto em carteira assinada como no trabalho informal. Porém, a abertura de novas vagas não deve mexer muito com a taxa de trabalhadores ocupados no país nem com a renda média mensal.
Atualmente, a taxa de desemprego está na casa dos 13% ou cerca de 13 milhões de pessoas.
Com informações do UOL