Notícia
Estreia nesta quinta-feira (27), às 21h, o documentário “Se não fosse o SUS...”, uma produção do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do qual fazem parte os dirigentes do SindSaúde-SP Mauri Bezerra (secretário de Políticas e Gestão em Seguridade Social) e Benedito Augusto de Oliveira, o Benão (secretário-geral Adjunto), que representa a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), da qual é presidente, no conselho. Veja no fim deste texto o link para o vídeo.
O documentário aborda o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia no Brasil, registrando e analisando a crise sanitária a partir de cenas de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e territórios, com testemunhos de trabalhadores(as), usuários(as) e integrantes de conselhos de saúde. Também mostra os impactos do negacionismo e falta de ação e coordenação central na maior crise sanitária mundial em cem anos.
O lançamento será feito pelo Facebook e canal no YouTube do CNS, sendo totalmente gratuito. O roteiro e direção é de Guilherme Castro, que também realizou o documentário “SUS, em defesa da vida” e a websérie “Travessia: Covid-19 e os movimentos sociais populares”.
Para acompanhar o lançamento, clique no link abaixo: