Sindicato unido e forte
desde 1989


    Fundação Pró-Sangue: bancos de sangue atingem níveis críticos durante a pandemia. Saiba como doar
    Autor: SindSaúde-SP
    03/02/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Cinco dos oito tipos sanguíneos estão com os estoques em níveis críticos na Fundação Pró-Sangue, que abastece mais de cem hospitais da Região Metropolitana de São Paulo. Apenas os estoques dos tipos AB+ e AB- estavam estáveis até o início da tarde desta quinta-feira (3); o A+ estava em estado de alerta; e os demais, em níveis críticos.

     

    A médica Helena Sabino disse, em entrevista à “BBC News Brasil”, que nunca viu escassez tão longa quanto à vivida atualmente. "Se é uma crise sem precedentes? Acho que sim, porque já tivemos crises piores (de falta de sangue), mas pontuais, de curta duração. Neste ano está bem mais difícil para bancos públicos e privados de sangue. Todo mundo está restringindo o que se usa em transfusões", disse a médica.

     

    A Fundação, ligada ao governo do estado de São Paulo, tem como meta coletar mensalmente em torno de 9,5 mil bolsas de sangue, mas o mês de janeiro se encerrou com uma coleta em torno de 8 mil bolsas.

     

    Nova diretriz

     

    Devido à Covid-19, o Ministério da Saúde publicou a Nota Técnica nº 4, em janeiro, atualizando os critérios de triagem para candidatos a doadores. Os critérios são os seguintes:

     

    - Profissionais de saúde podem doar, desde que estejam fazendo uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI’s).

    - Candidatos com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 podem doar 10 dias após a recuperação.

    - Assintomáticos com teste positivo podem doar 10 dias após a realização do teste.

    - Aqueles que tiveram contato com casos positivos de contaminação por coronavírus podem doar sangue após 7 dias do contato.

    - Quem fez isolamento voluntário ou por orientação médica pode doar após terminado o isolamento.

     

    Em relação às vacinas, a nota estabelece que os candidatos podem doar nos seguintes intervalos:

    - 48 horas após cada dose das vacinas CoronaVac, da Sinovac/Butantan; Covaxin, da Bharat Biotech.

    - 7 dias após cada dose dos imunizantes Oxford/AstraZeneca/Fiocruz; Pfizer BioNtec/Fosun Pharma; Janssen-Cilag; Sputinik V, da Gamaleya National Center; Moderna/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

     

    Como doar

     

    Você pode fazer o agendamento on-line no site da Fundação Pró-Sangue: https://prosangue.hubglobe.com/entrar

     

    Para mais informações, acesse o site da fundação: http://www.prosangue.sp.gov.br/home/










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não