Sindicato unido e forte
desde 1989


    Segurados do INSS não precisarão mais fazer prova de vida presencialmente
    Autor: SindSaúde-SP
    03/02/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Aposentados(as) e pensionistas que recebem seus salários pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) estão desobrigados a fazer a prova de vida presencialmente, conforme anunciou ontem (2) o presidente do órgão, José Carlos Oliveira.

     

    De acordo com a portaria assinada pela Presidência da República, a prova de vida, a partir de agora, será feita pelo governo, por meio do cruzamento de dados das bases públicas e privadas em todas as esferas disponíveis, para saber se o(a) beneficiário(a) está vivo(a).

     

    Serão consultadas bases de dados de renovação de carteira de identidade, renovação de passaporte, renovação do título de eleitor ou comprovação de votação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), renovação ou emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e até registros de vacinação e de atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

     

    E se os dados não forem encontrados?

     

    Caso não sejam encontrados dados atualizados do(a) beneficiário(a), o INSS realizará parcerias para que essas entidades parceiras possam ir até a residência dele(a) para capturar sua biometria.

     

    As novas medidas já estão em vigor e o INSS terá até 31 de dezembro para implementar as mudanças necessárias.

     

    “Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida fica suspenso”, disse o presidente do INSS.

     

    Com informações da Agência Brasil










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não