Covid-19: depois de fazer mil óbitos, ômicron mostra que está longe de ser variante leve
    Autor: SindSaúde-SP
    04/02/2022

O Brasil ultrapassou a marca dos mil óbitos por Covid-19 na última quinta-feira (3). O número mostra que a variante ômicron, considerada uma cepa mais leve, pode fazer estragos como suas antecessoras. Nesta sexta-feira (4), o país atingiu as 630 mil vidas perdidas para o coronavírus desde o início da pandemia, o que obriga a todos os brasileiros a reforçarem os protocolos sanitários, como o uso de máscaras, e a vacinação completa em dia.

A média móvel diária de mortes decorrentes da Covid-19 no país subiu para 702 na semana, o mesmo patamar registrado em meados do ano passado.

Além disso, o último dado sobre as contaminações também mostra recorde de casos positivados, com quase 300 mil novos infectados, somando mais de 26 milhões de pessoas contaminadas desde o início da pandemia, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

UTI’s em colapso

Nesta semana, o país também voltou a registrar piora na ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI’s) para Covid-19, com índice superior a 80% em oito estados mais Distrito Federal, além de 13 capitais. Os dados são entre 24 e 31 de janeiro.

No Mato Grosso do Sul, a ocupação foi superior a 100%, quando há mais pessoas ocupando a ala do que leitos disponíveis.

Em São Paulo, 72,5% dos leitos de UTI estavam ocupados até esta tarde e 68,9% dos leitos de enfermaria.

Reforce os protocolos sanitários!

Por isso, reforce os protocolos sanitários, mantenha o ciclo vacinal com todas as doses necessárias e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo.

A Covid-19 está entre nós e precisamos nos proteger!