SP: 2,2 milhões ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no estado
    Autor: SindSaúde-SP
    07/02/2022

Crédito Imagem: Sindsaúde-SP

Até a tarde desta segunda-feira (7), 2,2 milhões de pessoas não haviam tomado a segunda dose de alguma vacina contra a Covid-19 no estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde divulgados pelo portal de notícias “UOL”. Desse total, 1,2 milhão estão na casa dos 12 aos 29 anos de idade.

A secretaria enfatizou, no entanto, que o número de faltosos para a segunda dose era 50,7% maior em novembro passado (4,5 milhões de pessoas), o que demonstra que o medo do avanço da variante ômicron fez com que mais pessoas procurassem se vacinar.

Além disso, o estado de São Paulo tem promovido campanhas para incentivar a vacinação, principalmente agora com novo aumento do número de casos. No último sábado (5), ocorreu o Dia C, iniciativa para ampliar a cobertura vacinal principalmente de crianças.

Segundo pasta, no sábado foram vacinadas 211,8 mil pessoas com a terceira dose e 21,9 mil completaram o esquema vacinal com duas doses.

Casos

As pessoas que não completaram o ciclo vacinal ou que não tomaram nenhuma dose da vacina estão entre as principais vítimas da variante ômicron, que voltou a lotar os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pelo país, deixando ao menos nove estados em alerta crítico.

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostram que, até as 18 horas de ontem (6), o Brasil somava 26.533.010 casos confirmados da doença, sendo 59.737 nas 24 horas encerradas no domingo.

Em relação ao número de óbitos, foram apontados em todo o país no período 632.193 vidas perdidas, sendo 391 somente nas 24 horas encerradas ontem.

Por sua vez, o estado de São Paulo contabilizava 4.749.089 casos registrados e 159.615 mortes. A ocupação de leitos de UTI no estado está em 71,1% até esta tarde e os de enfermaria, em 65%. As informações são da Fundação Seade.