TVT: diretor do SindSaúde-SP e técnica do Dieese abordam precarização da saúde por Doria
    Autor: SindSaúde-SP
    08/02/2022

O secretário de Administração e Finanças do SindSaúde-SP, Gervásio Foganholi, e a técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na subseção do Sindicato, a economista Joana Biava, participaram de reportagem no “Seu Jornal”, da rede TVT, veiculada nesta manhã (8), que teve como tema publicação do Dieese para o Sindicato mostrando que o governo de João Doria retirou mais de R$ 1 bilhão de gastos com pessoal e encargos sociais para destiná-lo a organizações sociais e entidades filantrópicas (para ver a publicação, clique aqui).

Na entrevista, o dirigente do SindSaúde-SP explicou que o impacto do desinvestimento na saúde, que estava previsto no Orçamento 2021 para ser destinado a gastos com pessoal da saúde, é ruim não somente para os profissionais de saúde, mas também para toda a população que depende da rede pública do estado.

“Quando o governo deixa de investir em saúde não significa que as coisas estão bem. Ele está deixando de atender, de certa forma, a população. Nós, trabalhadores, estamos com nossos salários congelados há muitos anos, e o governo em 2021, perante uma crise sanitária que vivemos e ainda estamos vivendo, deixou de investir mais de R$ 1 bilhão”, disse.

Joana, por sua vez, disse que o governo aproveitou a pandemia para avançar em sua política de redução da oferta de serviços de saúde na rede pública do estado.

“(A pandemia) também serviu para ampliar as medidas de ajuste fiscal com ênfase na redução da folha de pagamento do funcionalismo público estadual, especialmente na área da saúde”, pontuou a técnica.

Gervásio observou que a entrega do setor público da saúde para as OS’s é um projeto que já vigora “há 30 anos no estado”.

Para ver a reportagem completa, clique no link abaixo: