Dados de cartórios mostram janeiro com recorde de mortes impulsionadas pela Covid-19
    Autor: SindSaúde-SP
    14/02/2022

Nota publicada na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da “Folha de S.Paulo”, aponta que a Covid-19 impulsionou o número de óbitos registrados pelo cartórios brasileiros em um mês de janeiro em quase 20 anos. Foram apontados 14.538 óbitos no período, ante 144.341 em janeiro de 2021, alta de 4,79%. Se comparado a janeiro de 2020, ou seja, antes do coronavírus aportar no país, o aumento é de 21,95% (112.649).

As mortes por pneumonia subiram de 12.745 para 21.661, de janeiro de 2021 em relação a janeiro deste ano; aquelas ocasionadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram de 1.581 para 1.724 no período; e as por insuficiência respiratória tiveram salto de 6.686 para 7.989 na mesma base de comparação. Lembrando que todas essas doenças são relacionadas à Covid-19.

Os dados foram compilados do Portal da Transparência do Registro Civil, base que publica em tempo real os nascimentos, casamentos e mortes registradas nos cartórios brasileiros.

Com informações da Folha de S.Paulo