Doria dá ponto facultativo no carnaval; SP adia festividades para o feriado de Tiradentes
    Autor: SindSaúde-SP
    15/02/2022

O governador de São Paulo, João Doria Jr., decretou ponto facultativo nas repartições públicas do estado de 28 de fevereiro a 2 de março, devido ao carnaval. Por sua vez, o prefeito Ricardo Nunes postergou os desfiles das escolas de samba e blocos de rua para o feriado de Tiradentes, em abril, quando se espera que a pandemia de Covid-19 esteja mais controlada.

Publicado no dia 2 de fevereiro, o decreto de Doria passa a valer já na segunda-feira, dia 28 deste mês, com validade até as 12h da Quarta-Feira de Cinzas, em 2 de março. Após esse horário, o expediente nessas repartições volta à normalidade.

O ponto facultativo só não valerá para as repartições públicas estaduais que prestam serviços essenciais e de interesse público, como os de saúde, segurança e transporte.

No ano passado, o ponto facultativo entre os dias do carnaval foi cancelado para tentar conter o avanço da Covid-19. Na época, seis regiões do estado estavam na fase vermelha da pandemia (a mais grave) e outras 11 na fase laranja.

Festa adiada

São Paulo está entre as capitais que adiaram as festividades de carnaval devido ao avanço da variante ômicron, que fez janeiro bater recordes de mortes e casos da doença pelo país, além de ter deixado unidades de terapia intensiva (UTI’s) com mais de 80% de ocupação com pacientes da doença em ao menos oito estados.

Para evitar aglomerações, os desfiles das escolas de samba na capital paulista foram adiados para abril, mas, se a pandemia ainda estiver fazendo estragos até lá, a data pode ser remarcada. Por ora, a previsão é de que as festividades aconteçam a partir de 21 de abril, no feriado de Tiradentes.

No caso de eventos privados, a promessa da Prefeitura de São Paulo é de que as regras e fiscalização sejam mais firmes.

Covid-19

Nas 24 horas encerradas às 18h de ontem (14), o estado de São Paulo somava, desde o início da pandemia, 4.848.816 casos e 161.517 óbitos pela doença.

O número de óbitos diários oscila, a depender do lançamento dos dados no sistema. Para ser ter uma ideia, de acordo com a Fundação Seade, até as 14 horas desta terça-feira (15) foram computadas 251 mortes, ante 28 no dia de ontem e 48 no domingo. Mas é fato que a vacinação tem reduzido dia a dia o número de internados pela doença.

O estado todo tinha, até esta tarde, 86,88% da população elegível com esquema vacinal completo. A ocupação de leitos por pacientes com Covid-19 de UTI estava em 64,5% e o de enfermarias, 54%, índices quem vêm caindo nas últimas semanas.

No Brasil todo, são 27.538.503 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo 58.540 nas 24 horas encerradas às 18h de ontem. Já o total de óbitos está em 638.835, com 473 apontados no último período. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).