Inflação para os pobres foi o dobro em janeiro; alta de alimentos pesou na conta
    Autor: SindSaúde-SP
    15/02/2022

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que, em janeiro deste ano, os pobres sofreram com o aumento de preços o dobro do que os ricos. Enquanto a inflação para os pobres (renda inferior a R$ 1.808,79/mês) atingiu 0,63% no período, a dos mais ricos (rendimento mensal acima de R$ 17.764,49) ficou em 0,34%.

A inflação da camada mais pobre da população foi impulsionada principalmente pelo aumento de preços de produtos de alimentação e bebidas, que correspondem a boa parte dos gastos das famílias mais pobres. Esses preços responderam por quase metade (0,31) do percentual de inflação das camadas menos abastadas.

Somente em janeiro, tiveram aumento de preços a cenoura (27,6%), laranja (14,9%), banana (11,7%), batata (9,7%), carnes (1,3%), café (4,8%) e óleo de soja (1,4%).

Questões climáticas, como a forte estiagem no Sul e chuvas intensas em estados produtores como Bahia e Minas Gerais, impactaram fortemente nos preços dos produtos in natura. Aumento de combustíveis e custos de frete também pesaram.

Com informações da Folha de S.Paulo