Entidades debatem ação conjunta em defesa da saúde pública e dos trabalhadores de UBSs
    Autor: SindSaúde-SP
    16/02/2022

Um grupo de entidades representantes de profissionais de saúde, incluindo o SindSaúde-SP, realizam plenária on-line nesta quinta-feira (17), a partir das 20h, em defesa da saúde pública e dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores das unidades básicas de saúde (UBS’s).

A plenária acontecerá pela plataforma Zoom, e os interessados podem acessar a sala por meio do link e senha inclusos no fim deste texto.

Confira abaixo a carta escrita e assinada pelas entidades organizadoras da plenária:

Iniciamos 2022 com a aceleração da crise da COVID-19 que, junto com a onda de gripe, superlotou as UBS’s e instalou o caos no sistema de atendimento público. Além da população mal assistida, sofrem também as trabalhadoras e os trabalhadores da atenção primária, que já estavam sob a exaustão desses dois anos de pandemia e em condições precárias de trabalho, e ainda têm seus direitos mais elementares negados.

Médicas e médicos convocaram uma greve, mas a Justiça impediu e houve uma tentava de negociação. A prefeitura fez promessas de contratações e pagamento de direitos, mas quase nada aconteceu e a situação segue dramática para as(os) trabalhadoras(es) e para a população.

Nessa luta, a constatação unânime é de que trabalhadoras(es) de saúde estão todos sufocados e, por isso, as reivindicações são comuns. O governo e as Organizações Sociais de Saúde que controlam 90% das UBS valem-se da pandemia e da situação desesperadora por eles criada para jogar a população contra as(os) trabalhadoras(es) da saúde, o que é inaceitável!

Assim, as organizações sindicais e populares que assinam essa carta convidam trabalhadoras(es) da saúde e todas as pessoas que lutam por saúde pública universal e de qualidade para fazer a avaliação da situação e alavancar essa luta que é de todos.

Venha fazer o balanço e discutir conjuntamente como avançar para que a Prefeitura da Cidade de São Paulo, responsável pelo setor da Atenção Básica, responda às reivindicações das(os) trabalhadoras(es), para que estes possam atender decentemente a população mais necessitada.

Assinam: Simesp(Sind Medicos de SP), Sindsep (Sind Servidores Municipais de Sp), Anis (Assoc dos servidores de nível superior Sp) , Sinfar (Sind farmacêuticos), Sinsprev(Sind servidores federais Sp), Sinpsi (Sind psicólogos), Sindnutri (Sind Nutricionistas), Sindsaude ( Sind Trab públicos Saúde Sp), Sindcomunitario (Sind Ag Comunitários), Sinsaudesp (Sind dos Aux. Tec. e trab. saude), Movimento Popular de Saúde do M´Boi Mirim, Fórum de Saúde do Campo Limpo, Fórum de saúde dos trabalhadores e população do estado de São Paulo, movimento A Saúde na Brasilândia pede Socorro, Movimento Independente de Moradia da Vila Maria.

SERVIÇO:

Tópico: Plenária geral em defesa da saúde pública e dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores das UBS’s

Data: 17 fev. 2022, a partir das 20h (horário de Brasília)

Link do Zoom

ID da reunião: 873 7731 7777