Fiocruz: índice de ocupação de UTIs melhora pela primeira vez este ano
    Autor: SindSaúde-SP
    16/02/2022

Dados do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que, pela primeira vez em 2022, houve melhora nos índices de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva por pacientes com Covid-19.

Na última segunda-feira (14), das nove unidades da federação que estavam com índice de ocupação igual ou superior a 80% nas UTI’s voltadas para pacientes com Covid-19, somente quatro permaneciam em estado crítico (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Estados como Tocantins, Espírito Santo e Goiás registraram queda de ocupação de 80% para 60%. Amapá e Ceará, por sua vez, saíram da zona de alerta.

Segundo a nota técnica da Fiocruz, “embora algumas taxas de ocupação de leitos ainda estejam muito elevadas, é um alento a percepção de que o arrefecimento da grande onda de casos provocada pela ômicron, sentida em dados epidemiológicos, está começando a refletir na diminuição da ocupação de leitos de UTI”.

Ainda segundo o comunicado, “o seguimento das taxas nas próximas semanas deve propiciar uma visão mais conclusiva", e os números mais críticos de internações e óbitos foram evitados no período graças ao avanço da campanha de vacinação.

Os pesquisadores da Fiocruz pediram ainda que sejam feitas campanhas incentivando o uso das máscaras, a forma mais eficaz de proteger a população da contaminação do coronavírus.

Com informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo