Estudo da USP aponta problemas psiquiátricos após alta hospitalar de pacientes com Covid-19
    Autor: SindSaúde-SP
    17/02/2022

Pacientes de quadros moderados e graves de Covid-19 apresentaram problemas cognitivos e de saúde mental após se recuperarem da doença. É o que aponta estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Contudo, a pesquisa não faz uma correlação direta dos quadros de Covid-19 com essas alterações cognitivas e psiquiátricas, pois as evidências precisam ser melhor estudadas.

Foram monitorados 425 pacientes por um período de seis a nove meses após alta hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. Mais da metade deles (51,1%) apresentou declínio de memória após a infecção e outros 13,6% tiveram quadro de transtorno de estresse pós-traumático.

Além disso, 15,5% dos participantes da pesquisa mostraram transtorno de ansiedade generalizada, problema que surgiu em 8,14% deles após terem Covid-19. Quadros de depressão foram apontados em 8% dos pacientes, sendo que em 2,5% deles a doença apareceu somente após a internação.

A pesquisa contou com apoio da Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi divulgada na revista “General Hospital Psychiatry”.

Estudo maior

O estudo faz parte de um projeto mais amplo, no qual foram acompanhadas pessoas atendidas no HC, entre 2020 e 2021, por profissionais de áreas multidisciplinares, como otorrinolaringologia, fisiatria e neurologia. O propósito desse projeto maior é avaliar eventuais sequelas deixadas pelo Sars-COV-2.

O foco dos pesquisadores é entender se o coronavírus e a Covid-19 trazem impactos tardios no sistema nervoso central dos acometidos pela doença. E, segundo eles, ao que tudo indica isso acontece, embora as evidências ainda não estejam muito claras.

Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.