Em plenária, entidades da saúde lançam Movimento em Defesa das Unidades Básicas
    Autor: SindSaúde-SP
    18/02/2022

Entidades representantes de trabalhadores(as) da saúde se reuniram na noite de ontem (17), via plataforma digital, para debater os problemas enfrentados por profissionais da atenção básica na capital paulista. Durante a reunião, o grupo lançou as bases do “Movimento em Defesa das Unidades Básicas”, que pretende buscar melhorias no ambiente de trabalho desses(as) trabalhadores(as) e, também, nas condições de atendimento à população.

Representando o SindSaúde-SP estiveram presentes a presidenta da entidade, Cleonice Ribeiro; e o diretor José Carlos Salvador (Região Oeste I). Outro diretor do Sindicato, Silas Lauriano, que também é membro do Conselho Municipal de Saúde, faz parte da coordenação do grupo.

A plenária reuniu mais de 90 participantes de 20 entidades, entre sindicatos, movimentos populares e associações.

Durante a atividade, foi realizado balanço do movimento dos trabalhadores da atenção primária “na sua crescente descaracterização”. As entidades e movimentos presentes apresentaram seus históricos de luta e suas motivações para esse momento de plenária coletiva.

A partir das discussões, levantou-se a necessidade do profissional de saúde sair do isolamento na defesa de seu trabalho e de ter meios de conseguir fazer ouvir suas reinvindicações, somando-se à população que depende do serviço de saúde pública.

Os participantes decidiram, então, criar uma agenda que pautará os próximos movimentos da coalizão, cujas principais bandeiras são a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da saúde pública e da atenção primária.

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos retirados a partir do encontro estão carta de lançamento do "Movimento em Defesa das Unidades Básicas", que tem como propósito conter contratações/ concursos com as chamadas “vagas prometidas”, bem como melhorias nas condições de atendimento; um plano de enfrentamento à Covid-19; e cumprimento da promessa de pagamento de horas extras aos profissionais com plantões à noite e fins de semana.

Também foi retirado um calendário para futuras reuniões em unidades ou territórios e regiões.

As próximas reuniões agendadas ocorrerão nos dias 8 de março e 7 de abril.

Acompanhe mais informações sobre o assunto em nosso site e redes sociais.