Reajuste de 10,89% nos medicamentos já está valendo. Resolução do aumento foi publicada na 6ª feira
    Autor: SindSaúde-SP
    04/04/2022

A Resolução CM-CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) nº 2, que autoriza reajuste de 10,89% nos medicamentos, foi publicada na última sexta-feira (1º), no “Diário Oficial da União”. De acordo com informações do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), aproximadamente 13 mil medicamentos serão afetados. Para conferir a resolução, clique aqui.

Foi autorizado pelo governo federal o mesmo percentual de reajuste máximo para os medicamentos dos níveis 1, 2 e 3, que se referem às classes terapêuticas de cada medicamento, como analgésicos e anti-inflamatórios.

Conforme a resolução, o aumento foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais fatores ligados à produtividade relativos a cada setor.

Além disso, a resolução prevê que as empresas produtoras de medicamentos deverão apresentar relatório de comercialização à CMED até o dia 10 de abril e darem ampla publicidade aos preços dos medicamentos, que não poderão ser superiores àqueles publicados pela câmara de regulação no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com informações da Agência Brasil e CUT.