Notícia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intensificou a campanha para alertar as pessoas aptas a votarem nas eleições presidenciais deste ano, que o prazo para tirar ou atualizar o título de eleitor termina no próximo dia 4 de maio. A campanha #Até4deMaio visa atingir, principalmente, jovens entre 16 e 17 anos, que já podem votar, embora não sejam obrigados por lei. O voto é obrigatório no Brasil para brasileiros e brasileiras, nascidos ou naturalizados, a partir de 18 anos.
O objetivo da campanha do TSE, que tem sido veiculada nas rádios, emissoras de TV e redes sociais, é fazer com que os jovens entendam a importância do voto para fortalecer a democracia. A campanha tem recebido, inclusive, o engajamento de celebridades, como a cantora Anitta e a chef Paola Carosella, que contam com milhões de seguidores em suas redes sociais.
Entre 14 e 18 de março, na Semana do Jovem Eleitor, foram emitidos 96.425 mil novos títulos em todo o Brasil e no exterior para jovens de 16 a 17 anos. Pelos últimos dados da Justiça Eleitoral, pouco mais de 830 mil jovens entre 16 e 17 anos têm o título de eleitor. Nas eleições de 2018, esse número era de 1,4 milhão.
Podem votar jovens que completarem 16 anos no dia da eleição, em 2 de outubro (primeiro turno); aqueles com 17 anos; e brasileiras e brasileiros que completarem 18 anos em 2022.
Os que não estão com o título regularizado, devem regularizá-lo até o dia 4 de maio para não sofrerem penalidades (quem é obrigado a votar).
Lembrando que, além dos jovens com menos de 16 anos, maiores de 70 e analfabetos também não são obrigados a votar.
O SindSaúde-SP apoia a campanha do TSE por defender que o voto é uma importante ferramenta para criar consciência política na juventude, além de ser o instrumento mais efetivo de transformação dentro de uma sociedade democrática.
Para saber como e onde tirar ou regularizar o título de eleitor, acesse o site do TSE clicando aqui.
Assista ao vídeo da campanha do TSE abaixo: