Gestão Doria está sob suspeita de ter superfaturado R$ 24 milhões na compra de EPIs
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    11/04/2022

Um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) apontou que durante a pandemia de Covid-19, a gestão de João Doria Jr. (PSDB) comprou aventais descartáveis superfaturados, chegando a custar o dobro do preço de mercado. A informação foi divulgada em reportagem do jornal Folha de S. Paulo, na tarde desta segunda-feira (11). Clique aqui e veja a reportagem.

Segundo a reportagem, a CGU analisou duas compras para fornecer 4 milhões de unidades de aventais, que totalizaram um gasto público no valor de R$ 45 milhões, sendo que o preço de cada avental variou entre R$ 14 e R$ 15, mas ainda segundo a controladoria o valor médio no mercado não chegava a R$ 7. Por isso, o valor superfaturado seria de pelo menos R$ 24 milhões.

Ainda de acordo com a “Folha”, a CGU também constatou que havia problemas na qualidade de parte do material. Em nota ao jornal, o Governo do Estado de São Paulo argumenta que não se pode falar em sobrepreço durante o contexto da pandemia, por conta da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no mercado naquele período.

Verba federal

A CGU é um órgão responsável por fiscalizar gastos públicos federais, mas como a compra de EPI foi realizada pelo governo estadual por meio do Fundo Nacional de Saúde, passou pelo crivo da controladoria. Contudo, por se tratar da análise de um órgão estadual, não houve nenhuma recomendação.