SindSaúde-SP debate com representantes da Fenapi-CUT o fortalecimento da luta em defesa dos(as) aposentados(as)
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    12/04/2022

O SindSaúde-SP recebeu o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Aposentadas da Central Única dos Trabalhadores (Fenapi-CUT), Wilson Roberto Ribeiro, e o secretário-geral e tesoureiro, José Fernandes Lopes, na última quarta-feira (6), na sede do Sindicato, para troca de experiências, e construção de um plano de trabalho para o fortalecimento da luta em defesa dos direitos dos aposentados e das aposentadas.

A presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro, e o secretário dos Aposentados, José Anjuli Maia, com o auxílio e intermediação da Secretaria de Formação do sindicato, apresentaram um pouco da história do SindSaúde-SP e dos perfis dos trabalhadores da saúde que são filiados ao Sindicato e já estão aposentados.

“O governo não abre concurso e os trabalhadores estão envelhecendo, muitos já se aposentaram e centenas de outros estão em vias de se aposentar”, explicou Cleonice.

A presidenta do SindSaúde-SP também destacou a luta do Sindicato em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores que estão na ativa e dos que já se aposentaram durante o processo de votação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) contra a Reforma da Previdência, do então governador, João Doria Jr., que atualmente está afastado do cargo para concorrer às eleições presidenciais.

“Enfrentamos uma briga ferrenha com o governo do estado de São Paulo, visitamos gabinete por gabinete dos deputados e das deputadas e ainda fomos agredidos pela polícia com balas de borracha e bombas de efeito moral, tudo isso, porque estávamos lutando contra a aprovação do desconto previdenciário de quem já está aposentado e todas as outras mudanças nas regras para aposentadoria”, contou Cleonice e completou: “Foi uma tremenda injustiça com as trabalhadoras e os trabalhadores. Esse governo não respeita a história de quem se dedicou a vida inteira ao serviço público.”

Já o secretário dos Aposentados abordou os desafios do sindicato para eleger delegados sindicais de base que já estão aposentados. “Precisamos mobilizar aqueles que já não estão mais na ativa para fortalecer a luta em defesa dos aposentados”, disse Maia, que foi corroborado por Cleonice: “O SindSaúde-SP tem tradição na luta e na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e é nosso dever organizar a luta em defesa dos que não estão mais na ativa também.”

Os representantes da Fenapi-CUT também apresentaram um pouco do histórico da Federação e trataram de como podem auxiliar o SindSaúde-SP. “Esse é o momento de nos rearticularmos. Nos sentimos orgulhosos de fazer parte desse processo de organização do SindSaúde-SP com sua base de aposentados e esse é um processo natural, por conta da pandemia que afastou todos, principalmente, os mais idosos por serem mais vulneráveis diante da Covid-19”, afirmou Wilson Ribeiro.

Próximos passos

Dentre as ações construídas e acordadas pelo SindSaúde-SP e a Fenapi-CUT está a elaboração de atividades formativas aos aposentados. “O novo plano de formação do Sindicato que está sendo construído e articulado com as demais secretarias e regiões tem como base a trajetória e as experiências do SindSaúde-SP e a concepção política e metodológica da Política Nacional de Formação da CUT. Nessa estratégia ninguém, nenhum tema ficará de fora”, explica Alexandre Senna, secretário de Formação do SindSaúde-SP.