CNS vai apresentar relatório sobre saúde das mulheres durante Fórum Social de Resistências
    Autor: SindSaúde-SP
    20/04/2022

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) terá participação no Fórum Social de Resistências 2022, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de abril, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com uma pauta muito rica, o fórum terá rodas de conversas temáticas sobre saúde pública, acidentes de trabalho, saúde da mulher, saúde mental e a apresentação do documentário “Se não Fosse o SUS”, produzido e dirigido pelo cineasta Guilherme Castro.

No dia 29, das 9h ao meio-dia, na sede do Conselho Estadual de Saúde (Av. Borges de Medeiro 1.501, 9º andar, Centro Histórico de Porto Alegre), acontecerá o lançamento do Relatório do 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres,  resultado do seminário on-line realizado pelo CNS no ano passado.

O seminário reuniu mais de 4 mil pessoas – mulheres, em sua maioria - de todas as regiões do país. A partir de depoimentos de lideranças estaduais, regionais e locais, foram constatados retrocessos das políticas de saúde para as mulheres.

O relatório consolida a mobilização e a articulação feita pela Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu) do CNS, conselhos de saúde estaduais e municipais, conselhos estaduais de Direitos da Mulher, movimentos sociais e pelos movimentos feministas.

Mauri Bezerra, que é secretário de Relações de Trabalho no SUS do SindSaúde-SP e também diretor da Confederação Nacional de Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), é membro do Conselho Nacional de Saúde.

Programação

A primeira atividade do CNS será realizada no dia 26 de abril, às 17h, na Marcha de Abertura do FSR. No dia 27, a partir das 9h, começará a 329ª Reunião Ordinária do colegiado, com duração de dois dias.

No dia 28/04, a partir das 15h, o CNS participará das Assembleias de Convergências da Saúde e, às 18h30, promoverá um ato simbólico pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesse mesmo dia, a partir das 19h, acontecerá a exibição do documentário “Se Não Fosse o SUS”.

No dia 29, pandemia, desigualdades e deficiência; vigilância em saúde e o uso de agrotóxicos no Brasil; populações em situação de vulnerabilidade; mortalidade materna; e Práticas Integrativas em Saúde (Pics) como Práticas de Resistência estão entre as temáticas das rodas de conversa.

Ainda no penúltimo dia o CNS vai promover uma atividade em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) sobre boas práticas na disseminação de conhecimento e enfrentamento da pandemia pelo controle social.

Para inscrever-se no fórum, clique aqui.

Para conferir a programação completa do Fórum, clique aqui.

Para conferir a programação do CNS no fórum, clique aqui.