PL de reajuste salarial é pauta de reunião entre Governo e sindicatos em Poá
    Autor: Secom Poá
    10/05/2022

Crédito Imagem: sindsaude-sp

O secretário de Governo e Serviços Urbanos de Poá, Marcio Borzani, acompanhado pelo Chefe de Gabinete, Lucas Bertagnolli, recebeu no Paço Municipal, na manhã desta segunda-feira (09/05), representantes do Sineduc (Sindicato dos Professores de Escolas Públicas) e SindSaúde (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo). O encontro teve como pauta os projetos de lei enviados pela administração à Câmara Municipal, propondo o reajuste salarial de 6% aos servidores, bem como o retorno do vale-alimentação no valor de R$ 250 para servidores com vencimentos até R$ 4 mil mensais.

Para Marcio Borzani, infelizmente as medidas adotadas pela prefeita Marcia Bin eram necessárias e, independentemente de quem estivesse ocupando o cargo de prefeito no lugar dela, teria que adotar as mesmas ações em virtude da grave crise financeira encontrada no início da gestão. “Apesar de termos finalizado 2021 com um saldo positivo, não tínhamos nenhuma perspectiva de proporcionar qualquer melhoria aos servidores municipais, haja vista que, um reajuste de 0,5% na época, por exemplo, já estouraria o teto permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora, quatro meses depois, conseguimos enviar estes projetos de lei para avaliação dos vereadores como prova de que estamos trabalhando por uma Poá melhor e essas melhorias também envolvem os servidores”, afirmou.

Apesar dos representantes do Sineduc e do SindSaúde terem classificado as propostas do Governo como insuficientes, Lucas Bertagnolli enfatizou que os valores condizem com a realidade atual da Municipalidade. “Não temos como propor 0,5% a mais, porque não teríamos como cumprir. Estamos dispostos a fazer o que for melhor para os servidores municipais, mas respeitando a realidade financeira do município e, para isso, nos comprometemos em manter esta ‘Mesa de negociação’ aberta, bem como em promover mais benefícios, tão logo as finanças da Prefeitura estejam equilibradas, mesmo porque essa também é um desejo da prefeita Marcia Bin”, enfatizou o chefe de Gabinete.

Participaram da reunião pelo Sineduc, Perla de Freitas (presidente) e Paulo Sérgio (diretor regional), e pelo SindSaúde, Katia aparecida dos Santos (diretora) e Nivalda Raimunda da Silva (delegada de base).

Posicionamento do SindSaúde-SP

O sindicato considera as propostas da prefeitura de Poá insuficientes, por isso hoje, dia 10/05/2022 às 16 horas, em frente a Câmara Municipal de Poá, haverá uma assembleia com os(as) trabalhadores(as) para informes, traçar ações e novas reivindicações.

Mobilização

A diretora do SindSaúde-SP Katia dos Santos reforça " Continuaremos mobilizados, esperamos que a prefeitura atenda nossas reivindicações, e estamos dispostos a manter a pauta de indicativa de paralisação, caso isso não ocorra".