Dia Nacional de Luta contra o assédio moral e sexual
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    05/07/2022

Crédito Imagem: Contraf-CUT Arte: SindSaúde-SP

Idealizado pelo Comando Nacional dos Bancários, o Dia Nacional de Luta contra o assédio moral e sexual é realizado hoje (5), pela categoria, em todo o país. O Ato tem por finalidade estimular as denúncias e exigir as apurações devidas junto aos trabalhadores e à sociedade.

De acordo com a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que faz parte da coordenação do Comando Nacional, Juvandia Moreira, o Ato será focado: no respeito às mulheres; na equidade de condições no trabalho; na exigência de respeito; e no acolhimento às colegas denunciantes dos casos ocorridos na Caixa.

Ela garante que: “as entidades sindicais já repercutiram os fatos cobrando apuração e, com isso, desencadeou expressivo envolvimento em âmbito nacional. Não vamos parar enquanto todos os casos forem investigados e os culpados punidos”.

Recentemente, o então Presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães, foi denunciado por assédio moral e sexual e pediu demissão no dia 29 de junho.

Para Clotário Cardoso, que coordena a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e é diretor de Administração e Finanças da Federação Nacional dos Empregados da Caixa (Fenae), com esse ato, os trabalhadores querem a apuração das denúncias pela Caixa, que precisa responsabilizar os culpados. “Assédio sexual é crime. E se é crime, os dirigentes da Caixa têm que pagar”, afirma.

Para ele, "esse ato tem por objetivo mostrar ao povo brasileiro que a Caixa, uma entidade séria, uma entidade centenária que tem todo o compromisso com o povo brasileiro, mas que infelizmente neste desgoverno, os dirigentes não estão a favor do povo e nem a favor dos trabalhadores e trabalhadoras da Caixa, mas sim de interesses próprios".

Além das manifestações de rua, os movimentos farão mobilizações nas redes sociais, a orientação para as postagens é que se utilize a hastag #BastaDeAssedio

Com informações da  Contraf-CUT e do Brasil de Fato.