Sindicato unido e forte
desde 1989


    Acompanhe as Etapas locais do 13º Congresso Sindsaúde-SP na Região Leste I
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    01/08/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Foram realizadas cinco Etapas Locais do 13º Congresso do SindSaúde-SP durante o mês de julho, que contou com a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores na região Leste I, nas seguintes unidades:

     

    14/07 Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Heloísa

     

    14/07 UBS Vila Oratório - "Dr. Tito Pedro Mascelani"

     

    21/07 Ambulatório Especializado (AE) Mooca - Ítalo Domingos Le Vocci

     

    25/07 UBS Parque Arthur Alvim

     

    29/07 Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (SAE DST/AIDS) da Penha

     

    As Etapas Locais foram organizadas pela diretora regional, Adriana Arduíno, que também contou o apoio e participação da secretária de Atividades Sociais e Culturais, Valéria Fernandes, em algumas das etapas

     

    A diretora avalia que os(as) trabalhadores(as) se sentiram acolhidos, pois tiveram a oportunidade de citar os pontos onde são desvalorizados(as) enquanto Trabalhadores(as) Públicos e do Sistema Único de Saúde (SUS). “A principal queixa, comum em todas as unidades, é a falta de isonomia salarial entre o(a) trabalhador(a) estadual e o(a) municipal. Ambos desempenham as mesmas atividades, no mesmo setor, porém os salários são absolutamente díspares”, ponderou Adriana.

     

    Nas unidades geridas pela Administração Direta, ou seja, pela Prefeitura de São Paulo, as acomodações e mobiliário são improvisados, sem condições adequadas. “Há estantes amarradas com barbantes, prontuários empilhados em caixas e sem envelope, entre outras situações. Segundo os(as) trabalhadores(as) esse tipo de problema não ocorre nas unidades geridas pelas Organizações Sociais de Saúde (OSSs) ”, relatou Adriana.

     

    Outra queixa, foi sobre a falta de empatia por parte da administração das Unidades. Por exemplo, há casos em que o cargo de origem da pessoa era de Auxiliar de Serviços Gerais. Com as terceirizações, as funções do Auxiliar de Serviços Gerais foram "extintas", e realocaram esse(a) trabalhador(a) na função de Atendimento ao Público, utilizando computador, sem oferecer um treinamento digno e adequado.

     

    Etapas Locais

    As Etapas Locais serão realizadas em todo o estado de São Paulo até o dia 30 de agosto. Todos os profissionais de saúde do local de trabalho têm direito a voz nas Etapas Locais do 13º Congresso do SindSaúde-SP, independente do seu regime de contratação.

     

    Contudo, para pleitear a participação nas Etapas Regional e Estadual é necessário ter participado da Etapa Local e assinado a lista de presença (como forma de comprovação) e ser filiado(a) ao SindSaúde-SP até a data da realização da atividade e, consequentemente, tiver o pagamento da mensalidade comprovado até a data da Etapa Estadual.

     

    Para saber mais sobre as próximas Etapas Locais da Região Leste I e de outras regiões, acompanhe nosso site e redes sociais.

     

    Leia mais:

     

    13º Congresso: Etapas Locais da Região Leste I

    SindSaúde-SP retoma 13º Congresso

     

    Veja as fotos das Etapas Locais da Leste I

     

     

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não