Vida, Saúde, Trabalho: SindSaúde-SP participa do Encontro da Rede Vida Viva
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    23/08/2022

O SindSaúde-SP participou do Encontro Nacional da Rede Vida Viva, realizado em Campinas, durante os dias 19 e 20 de agosto, quando foi apresentada a rede e ferramentas pedagógicas capazes de propor o diálogo baseado na construção coletiva do conhecimento e da valorização do saber da classe trabalhadora.

O Sindicato foi representado por Janaína Luna, secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Jorge Alexandre de Braz Senna, secretário de Formação. “Foi muito interessante perceber como as ferramentas e a abordagem proposta nos leva a fazer conexões entre as diversas categorias. Perceber que quando se trata de classe o problema de um é o problema de todos. Propiciar um processo formativo tendo a saúde como porta de entrada refletir e debater sobre as relações de trabalho é algo que certamente contribui enormemente com nosso projeto”, contou Jorge Alexandre.

Para Janaína Luna, as ações e ferramentas criadas, que foram propostas pela Rede Vida Viva, poderão se tornar instrumentos importantes, se aliado a outras ações que o SindSaúde-SP, que já desenvolve o tema da Saúde do Trabalhador.

“A proposta de pesquisa participativa me fez lembrar e ao mesmo tempo ressignificar minha opinião sobre pesquisa focal. Outras ferramentas ganharão mais potencialidade se conseguirmos traduzir de modo a garantir mais identidade para nossa categoria”, argumentou a secretária.

Rede

Vida Viva é uma rede de sindicalistas ativistas composta por diversos sindicatos que desenvolvem ações de mobilização e fortalecimento tendo como porta de entrada a reflexão sobre a tríade: VIDA, SAÚDE e TRABALHO.

A coordenadora da Rede Vida Viva no Brasil, Mara Lúcia Lira, avaliou que o SindSaúde-SP é um sindicato que possui tradição e está à frente de muitas entidades no debate sobre Saúde do Trabalhador e que o seu retorno à Rede contribuirá enormemente para o conjunto da Classe trabalhadora. “Muito bem-vinda essa sinalização do SindSaúde-SP em retornar à Rede. Lembro que nos momentos de elaboração das ferramentas as contribuições dos dirigentes do SindSaúde-SP foram muito importantes, sobretudo na experiência das Comsats. O mesmo aconteceu agora com a participação de Jorge Alexandre e Janaína Luna no Encontro que realizamos em Campinas”, disse.

Para além do Brasil, a Rede Vida Viva também está presente de forma mais estruturada em Moçambique e na Colômbia, sindicatos e trabalhadores da África do Sul, Alemanha e Bangladesh também trabalham a partir dessa proposta em outras Redes organizadas pela Tie Global, uma rede de sindicalistas ativistas que busca fortalecer e contribuir com sindicatos e trabalhadores na luta por melhores condições de saúde, vida e trabalho.

Além do SindSaúde-SP estiveram presentes Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de Sorocaba, de Extrema e do Espírito Santo, Químicos do ABC e de São José dos Campos, Vidreiros e Municipais de São Paulo, Petroleiros do Norte Fluminense, Eletricitários de Santa Catariana, Municipais de Concórdia e de Abreu e Lima/PE, Correios, Água e Esgoto do Espírito Santo, Professores de Ilhéus/BA, Rurais, entre outros.

Próximos passos

As Secretarias de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e de Formação se comprometeram a aprofundar o debate junto à direção do Sindicato e logo após a realização de todas as Etapas do 13º Congresso, definir por sua reintegração à Rede Vida Viva e a partir disso traçar e propor um plano de implementação das ações propostas na perspectiva da mobilização e formação de Delegados(as) Sindicais de Base, no tema da Saúde do Trabalhador.

Veja as fotos do Encontro abaixo: