Trabalhadores(as) destacam o papel do SindSaúde-SP na defesa de direitos e de políticas públicas de saúde
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    01/09/2022

As trabalhadoras e os trabalhadores que atuam em unidades e equipamentos de saúde na região Leste II da capital paulista participaram da primeira Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, realizada na última terça-feira (30), quando destacaram o papel do Sindicato na defesa dos direitos do(as) trabalhadores(as) e de políticas públicas de saúde.  Confira a galeria de fotos no final do texto.

A abertura da etapa contou com a participação da presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro, que destacou a importância da participação dos(as) trabalhadores(as) nas etapas do Congresso. “As Etapas Locais foram realizadas em todo o estado, por nossas diretoras e nossos diretores regionais e esse processo só foi possível com a participação de vocês, trabalhadoras e trabalhadores da saúde, que nos trouxeram uma visão de como está a realidade de quem trabalha no SUS”, avaliou.

Cleonice se emocionou ao lembrar das centenas de trabalhadores(as) que foram levados pela Covid-19. “Perdemos muitos amigos, colegas de trabalho e é importante fazer uma reflexão sobre tudo o que passamos durante a pandemia”, afirmou e completou: “Neste momento, com a realização das Etapas Regionais, vamos ampliar e fortalecer as ações do Sindicato nas regiões e aprofundar o debate sobre o projeto de sociedade que queremos e merecemos, pensando na reconstrução do Estado Democrático de Direito, tão fragilizado nos últimos anos.”

Balanço

O debate de terça contou com 30 trabalhadores(as), entre ativos(as) e inativos(as), que foram eleitos pelos 278 participantes durante as 18 Etapas Locais, realizadas entre os dias 1º de julho e 26 de agosto na região Leste II.

Os(as) profissionais discutiram sobre a conjuntura nacional; sobre os desafios para melhorar as condições de trabalho na saúde pública; sobre a necessidade de escolher representantes que estejam alinhados com a pauta dos(as) trabalhadores(as) e de desenvolvimento social; e, principalmente, a necessidade de fortalecer o SindSaúde-SP, para alcançar as pautas da categoria.

“Discutimos amplamente questões regionais e elaboramos políticas que serão encaminhadas e aprimoradas na Etapa Estadual do 13º Congresso, que resultarão no nosso plano de trabalho para os próximos três anos”, explicou Roseli Ilídio, secretária de Organização do SindSaúde-SP e membro da comissão organizadora do Congresso.

Pautas

Logo pela manhã, durante a análise de conjuntura, os(as) trabalhadores(as) se mostraram preocupados(as) com o avanço das terceirizações, em detrimento da valorização do serviço público de Saúde e destacaram, principalmente, que neste momento de pleito eleitoral, é necessário ter consciência de quem realmente apoia a luta dos(as) trabalhadores(as), e lembrar quais foram os(as) deputados(as) estaduais que votaram pela retirada de direitos, contra os(as) trabalhadores(as) do serviço público, para que eles não voltem à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e nenhum outro cargo eletivo.

Após o momento de análise de conjuntura, a técnica da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no SindSaúde-SP, Joana Biava, apresentou um mapa dos 13 principais equipamentos na região Leste II e ressaltou que houve uma mudança significativa no vínculo dos(as) profissionais e na forma de organização sindical na região, por conta do avanço das terceirizações. “Com as municipalizações das unidades de saúde e com a ampliação dos contratos de gestão com Organizações Sociais de Saúde (OSSs) na gestão dos equipamentos, os trabalhadores(as) na região Leste estão pulverizados, pois há poucos trabalhadores do estado em cada unidade”, relatou.

Ao avaliarem o panorama exposto pela técnica do Dieese, os(as) trabalhadores(as) destacaram a real missão do sindicato que, segundo eles, é muito mais do que mover ações judiciais contra o governo do estado de São Paulo, que o SindSaúde-SP tem um papel importantíssimo na defesa de políticas públicas, da valorização profissional e para que haja condições necessárias para atuação profissional, proporcionando atendimento de qualidade para a população. "Temos que nos unir e criar consciência de que o sindicato tem esse papel importante de organizar a luta dos trabalhadores da saúde", expôs uma das trabalhadoras durante a plenária.

“A Leste é uma região enorme e muitos dostrabalhadores já estão envelhecidos e adoentados; e nesta Etapa Regional, essestrabalhadores deixaram claro o que esperam do sindicato, como um lugar de acolhimento e de formação”, relatou Amélia Oliveira, diretora da região Leste II da capital pelo SindSaúde-SP.

Além de Roseli e Amélia, estiveram presentes na Etapa Regional da Leste II, a secretária de Atividades Sociais e Culturais, Valéria Fernandes; o secretário dos Aposentados, José Anjuli Maia; e a diretora regional da Leste I da capital, Adriana Arduino.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual do 13º. Congresso, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS