SindSaúde-SP participa de encontro para debater o racismo sofrido por trabalhadora do AE Várzea do Carmo
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    02/09/2022

Crédito Imagem: Sinsprev - Arte: SindSaúde-SP

Nesta quarta-feira (31), a Secretária de Igualdade de Oportunidades, Renata Scaquetti e o Diretor da Região Central da Capital, Paulo Antônio Marques de Moura, estiveram em um encontro promovido pela Comissão de Saúde e Trabalho (Comsat), do Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo. O encontro foi realizado devido à denúncia da trabalhadora Rosana Rodrigues, que foi vítima de injúria racial da chefia da unidade.

Rosana denunciou que, ao comentar com a Diretora Técnica de Saúde I sobre o cheiro forte de um produto de higienização, obteve como resposta que o produto seria para “matar as blacktérias”. Esta é uma afirmação que se caracteriza como ofensa racial, que ocorre quando uma pessoa é ofendida em razão de sua raça e/ou cor.

O encontro promovido pela Comsat, discutiu como combater o racismo e o assédio moral. Participaram do debate, além dos diretores do SindSaúde-SP, o presidente da Comsat, Ângelo D’Agostini e a diretora do Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Públicos em Saúde, Previdência e Assistência Social no Estado ne São Paulo SINSPREV, Eliane Furtado, e contou com a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores da unidade de saúde.

Os(as) participantes do encontro deliberaram que será realizado um Ato Público no dia 14 de setembro em frente ao Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo, localizado na rua Leopoldo Miguez, número 327, no bairro do Cambuci,com a participação de trabalhadores(as), usuários(as), entidades sindicais, movimentos sociais e imprensa.

Confira as fotos do evento: