Sindicato unido e forte
desde 1989


    Trabalhadores(as) da região Leste I da capital realizam Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: SindSaúde-SP
    02/09/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Na última quarta-feira (31), foi realizada a segunda Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, com as trabalhadoras e os trabalhadores da região Leste I da capital. Confira a galeria de fotos no final do texto!

     

    Cleonice Ribeiro, presidenta do SindSaúde-SP, fez a abertura da atividade e falou sobre a seriedade do respeito à democracia. Ela destacou a importância do Congresso para o debate democrático a ser feito dos(as) trabalhadores(as) da saúde. “O Congresso é um momento de reflexão, no qual a gente encaminha propostas para melhorar as condições de trabalho para a categoria. Esse é um momento para refletir sobre o nosso Sindicato. É com muita honra que eu faço parte deste Sindicato e recebo todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras, porque afinal, eu também sou trabalhadora da saúde”, ponderou.

     

    A presidenta também afirmou que é necessário continuar na luta. “Nós queremos que os trabalhadores e as trabalhadoras sejam valorizados, que tenham melhores condições de trabalho, a gente não pode perder a esperança. É um momento de esperançar! Quero parabenizar a todos e todas aqui presentes e desejar uma excelente atividade, que vai trazer importantes contribuições para o nosso Congresso Estadual”, disse ao finalizar sua saudação.

     

     

    Balanço

     

    As Etapas Locais, que ocorreram entre os dias 1º de julho e 23 de agosto, tiveram a participação de 180 trabalhadores(as), que elegeram os 22 representantes que participaram dessa Etapa Regional.

    No debate sobre a conjuntura nacional, teve destaque a destruição dos serviços públicos; a falta de investimento no Sistema Único de Saúde (SUS); a política de desmonte da saúde pública, com a terceirização das novas contratações e as condições de trabalho foram as principais preocupações apresentadas.

     

    De acordo com a diretora da região Leste I da capital, Adriana Arduino, "o principal problema apontado pelos trabalhadores é a falta de liberação do trabalho, para que eles possam participar das atividades sindicais. E o motivo pelo qual os trabalhadores não têm liberação para atividade sindical, é porque, pela falta de concurso público, o quadro de pessoal encontra-se defasado. E, por isso, os trabalhadores não conseguem liberação para participar de atividades de tamanha importância, como o Congresso. Eu fiquei bastante contente por ter conseguido trazer, além dos DSBs eleitos, também trabalhadores que não são DSBs. E que isso nos faz ter mais esperança de aumentarmos a representação sindical local, num futuro próximo". A sigla DSBs se refere aos(as0 trabalhadores(as) Sindicais de Base.

     

    “Hoje aconteceu a Etapa Regional da Leste I e a categoria está bem mais próxima da gente. Tanto os trabalhadores que participaram ontem, quanto os que participaram hoje, saíram daqui com um sentimento de dever cumprido, pois discutiram os problemas dos locais de trabalho, para que possamos levar para a Etapa Estadual. Porque o sindicato trabalha com a questão local e com a questão conjuntural. A partir dessas demandas, a gente constrói uma proposta e devolve para o trabalhador. Ainda faltam as outras Etapas Regionais e esperamos que no final de todas elas, a gente tenha uma somatória de propostas para fazer um outro debate bem gostoso na nossa etapa estadual”, contou a secretária de Organização Sindical, Roseli Ilídio, que também é membro da Comissão Organizadora do 13º Congresso do SindSaúde-SP.

     

     

    Pautas

     

    As atividades iniciaram pela manhã com uma análise de conjuntura, os(as) trabalhadores(as) se dividiram em grupos para debaterem o principal tema para a atual conjuntura; o que está em jogo e como isso os(as) afetam. Entre os temas apontados, os principais foram as eleições, a situação democrática e o futuro do serviço público. Os(as) trabalhadores(as) disseram que se sentem afetadas(os) com o risco de perder a liberdade de expressão, o acesso à saúde, os direitos conquistados e até mesmo o acesso aos direitos básicos, como alimentação e moradia.

     

    Na sequência, Joana Biava, técnica da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no SindSaúde-SP, fez uma apresentação do mapa da região, com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSSs) da região Leste I da capital.

     

    Após a apresentação, os(as) trabalhadores(as) destacaram os maiores desafios, que são a diminuição de funcionários do estado, devido ao aumento da contratação das OSSs; a necessidade de aumentar a sindicalização; e de melhorar a informação sobre o que é o sindicato e como ele atua. Além da demanda para o fortalecimento das Comissões de Saúde do Trabalhador (Comsat), aprimorando sua organização, eleição e formação.

     

    Para a psicóloga Alice Ayako Hori, que é agente técnica de assistência à saúde e trabalha no departamento de Recursos Humanos do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros; o encontro foi muito importante. “Os funcionários públicos, de uma forma geral, precisam se conectar, pois nós somos servidores públicos e temos responsabilidades e direitos. Achei que essa atividade foi bem organizada, em um ambiente muito acolhedor. Eu me senti revigorada”, afirmou.

     

    Também estiveram presentes, na Etapa Regional da Leste I, o secretário dos Aposentados, José Anjuli Maia; a secretária de Atividades Sociais e Culturais, Valéria Fernandes; e a diretora regional da Leste II, Amélia Oliveira.

     

     

    Comissões Sindicais

     

    Na parte da tarde, o debate foi em torno do fortalecimento e rearticulação das comissões sindicais em cada uma das regiões do estado, que tem como objetivo aproximaras secretarias do SindSaúde-SP às regiões e, consequentemente, com os(as) trabalhadores(as) que estão em seus locais de trabalho. Além de constituir coletivos estaduais com representantes locais e formar os delegados sindicais de base para atuação de temas específicos, como formação sindical; comunicação e imprensa; saúde do trabalhador; mulher trabalhadora; aposentados; combate ao racismo; LGBTQIA+; pessoas com deficiência; juventude; conselheiros de saúde; e atividades sociais e culturais.

     

    Próximos passos

     

    Ao final da atividade, foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

     

    Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

     

    Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

    #13CongressoDoSindSaúdeSP

    #SomosAsEstrelasDoSUS

     

     

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não